UNICENTRO 2021

Leia o texto a seguir.

 

No século XIX, os governantes britânicos acreditavam que os indianos haviam perdido o direito à autonomia por causa justamente de sua fraqueza, que os sujeitou a uma série de regentes ‘estrangeiros’, desde as invasões arianas e, mais recentemente, à vitória britânica sobre os governos anteriores da Índia, os mongóis. Esta óbvia incompetência dos indianos para se governarem era aceita por todos os britânicos ligados ao governo da Índia. Por outro lado, a organização política, a sociedade e a economia britânicas haviam evoluído a partir deste passado até chegar à forma moderna; daí, teoricamente, a atual sociedade feudal da Índia poderia também evoluir até tornar-se, num futuro distante, uma sociedade moderna.

(COHN, Bernard S. A representação da autoridade na Índia vitoriana. In: HOBSBAWM, Eric J.; RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das tradições. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014, p. 219 (adaptação).)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o colonialismo e o imperialismo na passagem dos séculos XIX para o XX, assinale a alternativa correta.

a

A expansão colonial britânica pode ser explicada, em parte, em decorrência das demandas geradas pela Revolução Industrial, tais como a necessidade de matéria-prima, a mão de obra barata e o mercado consumidor.

b

Durante o período em questão, as potências europeias desenvolveram colônias na Ásia, como é o caso da Índia, abrindo mão das regiões ligadas ao continente africano, que caracterizaram o colonialismo nos períodos anteriores.

c

Com o intuito de tornarem legítima a dominação sobre as regiões coloniais, as metrópoles basearam-se em sua superioridade técnica, diferentemente do argumento racialista utilizado em períodos anteriores.

d

Com o avanço colonialista sobre a Índia, os habitantes da região tornaram-se cidadãos britânicos, tendo direitos estendidos, o que inviabilizou a emergência de movimentos de contestação e resistência.

e

O fortalecimento do império colonial britânico, nos séculos XIX e XX, ocorreu, em parte, em decorrência do declínio dos antigos impérios coloniais, tais como Portugal, Espanha e França.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar