Leia o texto a seguir.
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão. – Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai. Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo.
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Disponível em: https://cs.ufgd.edu.br/download/ Vidas%20Secas%20-%20Graciliano%20Ramos.pdf. Acesso em: 21 jul. 2018.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
A palavra “catinga”, em destaque no texto, é uma variação linguística diatópica por se tratar de uma forma menos culta ou prestigiada, devendo ser utilizada especialmente quando há maior grau de informalidade entre os interlocutores ou em situações descontraídas.
Em “Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro”, o trecho sublinhado tem a função de sujeito da oração.
Nos trechos “gritou-lhe o pai” e “Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas”, o pronome “lhe” funciona, respectivamente, como adjunto adnominal e complemento nominal.
No trecho “Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôsse a chorar, sentou-se no chão”, os termos gramaticais “se” são, respectivamente: conjunção integrante, conjunção integrante, partícula expletiva e índice de indeterminação do sujeito.
Em consonância com a norma culta, no trecho “Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos”, o termo sublinhado poderia ser substituído pelo pronome “lhe”.