Leia o texto a seguir.
Na contemporaneidade, a questão da identidade assume relevância nos debates sociológicos. Diante do processo cada vez mais intenso da globalização, as identidades são bênçãos ambíguas, oscilam entre o sonho e o pesadelo. Em um ambiente de vida líquido e moderno, as identidades talvez sejam as encarnações mais comuns, mais aguçadas, mais profundamente sentidas e perturbadoras da ambivalência.
(Adaptado de: BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p.22-38.)
Com base no texto e nos conhecimentos prévios sobre identidades nomundo contemporâneo globalizado, considere as afirmativas a seguir.
I. O processo da globalização, na contemporaneidade, dilui as fronteiras culturais e abala antigas estruturas de referência sociocultural, o que torna as identidades frágeis e transitórias.
II. A atemporalidade e durabilidade das identidades reforçam os laços de pertencimento das populações, nas sociedades contemporâneas, atingidas pelo processo acelerado da globalização.
III. Os conflitos etnorraciais desaparecem, nas sociedades contemporâneas globalizadas, com a adesão inconteste das populações locais às identidades culturais hegemônicas dos países ricos e centrais.
IV. Com o avanço da globalização na contemporaneidade, as identidades ganham livre curso, assim, cabe a cada indivíduo capturá-las em pleno voo, com seus próprios recursos e ferramentas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.