Leia o texto a seguir.
Na borda do Sahel, vinte países apoiam a construção da “Grande Muralha Verde”, uma estrutura de plantas de 8 mil quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura que cortará o continente de ponta a ponta, atravessando 11 nações.
A região do Sahel é uma faixa que corta o continente africano de leste a oeste, afetando mais de uma dezena de países. O lugar sofre com os muitos impactos ligados às mudanças climáticas e à falta de recursos naturais. A barreira natural tem como grande objetivo minimizar os efeitos climáticos e trazer melhorias sociais e econômicas para as populações africanas.
Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meioambiente/africa-ergue-maior-estrutura-viva-da-terra-umamuralha-de-arvores/. Acesso em: 11 dez. 2020 (adaptado).
O texto trata da construção da “Grande Muralha Verde” na região do Sahel na África, que tem como objetivo reverter um problema ambiental e proporcionar soluções para as populações que ali vivem.
O resultado ambiental e social são, respectivamente:
a contenção das erosões e o auxílio de recursos governamentais e não governamentais para os pescadores ribeirinhos da região.
a diminuição da poluição hídrica e o incentivo de explorar os recursos minerais, beneficiando a população local com a oferta de mão de obra.
a redução da desertificação e a melhoria na produção de alimentos e, consequentemente, a geração de empregos para os moradores da região.
a redução da contaminação dos lençóis freáticos e o fomento ao desenvolvimento socioeconômico, priorizando a agropecuária, interligada ao ramo do agronegócio.
a atenuação da intensidade das chuvas ácidas e a implementação de atividades econômicas que priorizem o turismo, explorando as características culturais do Sahel.