Leia o texto a seguir.
Em seu livro Manuais de Cinema II: Gêneros Cinematográficos (2010), Luiz Nogueira assevera que um gênero cinematográfico é uma categoria ou tipo de filme “que congrega e descreve obras a partir de marcas de afinidade de diversa ordem” (p. 3), assim: O filme de ação é o de maior apelo popular, de maior sucesso comercial e traz uma série de situações que “são trabalhadas recorrentemente, sobretudo as cenas e as sequências [que contam com] perseguições vertiginosas, batalhas grandiosas, duelos contundentes ou explosões exuberantes” (p. 18). A comédia “procura suscitar necessariamente o riso, nas suas diversas manifestações (indo da gargalhada estridente e compulsiva ao sorriso mais cúmplice e recatado) [...]. A comédia romântica, por exemplo, tende a assentar o seu arco narrativo entre um momento inicial de desdém e eventual ruptura do casal e um momento de aproximação e reconciliação final” (p. 20-22). Agora, “[...] se existe uma qualidade emotiva que o drama procura sublinhar ela é, sem dúvida, a seriedade dos fatos. Poderemos, então, afirmar que o seu objeto é o ser humano comum, normal, em situações cotidianas mais ou menos complexas, mas sempre com grandes implicações afetivas ou causadoras de inescapável polêmica social” (p. 23). Por fim, o filme de suspense “[....] é o fato de o espectador se encontrar em suspenso – ou seja, em dúvida – relativamente ao destino das personagens, partilhando empaticamente os seus medos e as suas vulnerabilidades, que lhe provoca o nervosismo, a ansiedade e a angústia que tão envolventes se tornam. O thriller é, portanto, um dos gêneros em que a tensão dramática se torna mais forte e as expectativas narrativas são mais desafiadas” (p. 40).
NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II: Gêneros Cinematográficos. Covilhã: LabCom Books, 2010. Disponível em: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/ficheiros/nogueira-manual_II_ generoscinematograficos.pdf. Acesso em: 20 set. 2019. (Adaptado).
Em A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018), com direção de Mike Newell, a trama se passa em 1946, um ano após o término da guerra referida no filme. O enredo retrata o resgate da memória e da história de moradores ingleses da Ilha de Guernsey. O local, apesar de ser um pequeno território, foi ocupado pelos soldados nazistas de 1940 a 1945, fazendo com que seus habitantes sofressem as consequências da guerra.
Com base no referencial teórico apresentado e, também, no conteúdo narrativo do filme, escolha a alternativa que relaciona corretamente o gênero e o enredo dessa produção audiovisual.
O filme é um documentário histórico, pois além de retratar os fatos da guerra e o isolamento dos territórios, apresenta emocionantes depoimentos, com o objetivo de resgatar a memória dos moradores da pequena ilha, como o caso de: Dawsey Adams, um fazendeiro; Elizabeth Mckenna, uma enfermeira; Eben Ramsey, o carteiro local e Amelia Maugery, uma dona de casa.
Apesar de ter como enredo uma guerra, o filme é uma comédia romântica. Traz como protagonista a escritora Juliet Ashton em sua busca por descobrir o segredo tanto da Sociedade Literária de Guernsey, quanto da famosa Torta de Casca de Batata. Para isso, no vilarejo, ela faz o lançamento de sua coletânea de crônicas com tom humorístico: o livro Izzy Bickerstaff vai à guerra.
O filme é um drama que retrata as consequências da invasão nazista no cotidiano dos moradores da pequena ilha. Mas, essencialmente, as entrelinhas do enredo demonstram a importância da literatura para a união fraternal de um grupo de pessoas e o fortalecimento da memória, como forma de existência e de resistência em meio ao caos, à guerra, ao ódio.
Trata-se de um thriller. O enredo centra-se no envolvimento romântico de um soldado nazista com a enfermeira do vilarejo, Elizabeth MacKenna. Ela foi uma das fundadoras da Sociedade Literária de Guernsey, com o objetivo de unir os moradores do local, resgatando suas memórias logo após a guerra, em 1946.
Este é um exemplo de filme de ação, que aborda os combates ocorridos para a fundação da “Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata”, momento em que seus membros resistiram à ocupação nazista na localidade de Guernsey