Leia o texto a seguir:
Em quase todo o Brasil, os índios logo cederam lugar aos escravos africanos como principal fonte de trabalho. Por conseguinte, os descendentes dos escravos negros formaram a grande parte das classes mais baixas da sociedade contemporânea. À medida que se apagava a lembrança de sua antiga situação de escravo na sociedade colonial, o índio se foi tornando uma figura romântica e, hoje, é motivo de orgulho para muitas famílias aristocráticas do Sul do Brasil o fato de poderem contar índios entre seus ancestrais. Na Amazônia, por outro lado, os colonizadores favoráveis à escravidão não eram suficientemente ricos para comprar muitos escravos africanos nem poderosos para importá-los da África. Os poucos negros que chegaram até as comunidades da região devem ter sido de valor inestimável, homens que precisavam ser instruídos e tratados com o máximo cuidado – ou então já eram livres. Na Amazônia, em sua maioria, os escravos sempre foram índios, que não admitiam obedecer aos brancos. (WAGLEY, Charles. In: Uma comunidade amazônica. Companhia Editora Nacional, p. 138. Texto adaptado.)
Assinale a alternativa que NÃO está correta, em relação a fenômenos sintáticos e linguísticos do texto:
O trecho “À medida que se apagava a lembrança de sua antiga situação de escravo na sociedade colonial, o índio se foi tornando uma figura romântica” poderia ser modificado, sem prejuízo de sentido, da seguinte maneira: “Quanto mais se apagava a lembrança de sua antiga situação de escravo na sociedade colonial, tanto mais o índio se tornava uma figura romântica”.
No trecho “ou então já eram livres”, o sujeito está implícito e referido em oração anterior.
No trecho “os colonizadores favoráveis à escravidão”, o sujeito simples é “os colonizadores”, enquanto “à escravidão” é complemento nominal que esclarece o sentido incompleto de um adjetivo.
Na última oração do texto (“que não admitiam obedecer aos brancos”), o pronome “que” exerce a função de sujeito da oração subordinada adjetiva explicativa.
O trecho em que se lê “que precisavam ser instruídos e tratados com o máximo cuidado” é constituído por duas orações adjetivas explicativas coordenadas entre si.
Para responder a essa questão, o aluno deve identificar os fenômenos sintáticos e linguísticos presentes nas alternativas e verificar qual delas contém uma informação incorreta com relação ao texto. É importante que o aluno compreenda a função dos termos e orações dentro das frases para poder julgar a correção das alternativas propostas.
Identifique as funções sintáticas das palavras e orações em cada alternativa.
Reveja as diferenças entre orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas.
Atenção ao termo 'NÃO' destacado na questão, indicando que a resposta correta é a alternativa com a informação incorreta.
Confundir orações subordinadas adjetivas explicativas com restritivas é um erro comum. Também é frequente errar ao identificar o sujeito implícito de uma oração.
Sujeito Implícito: Também conhecido como elíptico ou desinencial, é aquele que não aparece expresso na frase, mas pode ser facilmente identificado pelo contexto ou pela terminação do verbo.
Complemento Nominal: É o termo que completa o sentido de um nome, normalmente acompanhado de preposição. Pode se referir a substantivos, adjetivos ou advérbios.
Oração Subordinada Adjetiva: É uma oração que tem função de adjunto adnominal, modificando um substantivo da oração principal. Pode ser explicativa ou restritiva.
Orações Coordenadas: São orações que têm a mesma importância sintática e estão ligadas por conjunções coordenativas.