Unilago 2016/1

Leia o texto a seguir.

 

Em 2008, foi constatado na Rússia que provavelmente 300 pessoas (em 5 anos) foram mortas por ataques xenofóbicos. Recentemente, os dois filhos de uma advogada sofreram seguidas agressões verbais e físicas de alunos da escola em que estudavam, na Espanha, por serem brasileiros. Em julho de 2011, aproximadamente 80 pessoas morreram em uma explosão de bomba e fuzilamento realizados por um extremista político com motivos xenofóbicos, na Noruega.

(Adaptado de: PAULA, F. C. Xenofobia na Europa: os padrões atuais de migração internacional. Disponível em: http://conhecimentopratico.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/42/artigo252496-1.asp. Acesso em: 11 maio 2015.)

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre xenofobia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

 

( ) O termo xenofobia é utilizado atualmente para denominar o preconceito, a discriminação ou a aversão por estrangeiros e se manifesta por ações discriminatórias e ódio por esses indivíduos.

( ) A proliferação de casos de xenofobia é um problema social que emerge como reflexo do novo padrão e intensidade dos fluxos migratórios contemporâneos e se sustenta, principalmente, por ideias nacionalistas e relacionadas a crises econômicas.

( ) Gastos com previdência e sistema público de saúde, desemprego e criminalidade se configuram como um dos grandes problemas provocados pelo aumento de imigrantes em um determinado país, o que tem incitado casos de xenofobia.

( ) A xenofobia é uma patologia que acomete os europeus frente ao pequeno percentual de imigrantes que vivem nos países da União Europeia, o que leva a população nacional a defender os seus direitos de preservação étnico-cultural sem mestiçagens.

( ) A xenofobia se agravou com a globalização e o processo migratório, fenômenos socioespaciais estimulados pela eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do setor turístico e desigualdades socioeconômicas entre os países.

 

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a

V, V, F, F, V. 

b

V, F, V, F, V. 

c

V, F, F, V, F. 

d

F, V, V, V, F.

e

F, F, F, V, V

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar