Leia o texto a seguir e responda à questão.
“Tem uma frase boa que diz: uma língua é um dialeto com exércitos. Um idioma só morre se não tiver poder político”, explica Bruno L’Astorina, da Olimpíada Internacional de Linguística. E não dá para discordar. Basta pensar na infinidade de idiomas que existiam no Brasil (ou em toda América Latina) antes da chegada dos europeus – hoje são apenas 227 línguas vivas no país. Dominados, os índios perderam sua língua e cultura. O latim predominava na Europa até a queda do Império Romano. Sem poder, as fronteiras perderam força, os germânicos dividiram as cidades e, do latim, surgiram novos idiomas. Por outro lado, na Espanha, a poderosa região da Catalunha ainda mantém seu idioma vivo e luta contra o domínio do espanhol.
Não é à toa que esses povos insistem em cuidar de seus idiomas. Cada língua guarda os segredos e o jeito de pensar de seus falantes. “Quando um idioma morre, morre também a história. O melhor jeito de entender o sentimento de um escravo é pelas músicas deles”, diz Luana Vieira, da Olimpíada de Linguística. Veja pelo aimará, uma língua falada por mais de 2 milhões de pessoas da Cordilheira dos Andes. Nós gesticulamos para trás ao falar do passado. Esses povos fazem o contrário. “Eles acreditam que o passado precisa estar à frente, pois é algo que já não visualizamos. E o futuro, desconhecido, fica atrás, como se estivéssemos de costas para ele”, explica.
CASTRO, Carol. Blá-blá-blá sem fim. Galileu, ed. 317, dez. 2017, p. 31.
Sobre a explicação para o recurso linguístico utilizado, considere as afirmativas a seguir.
I. A palavra “também”, no segundo parágrafo, denota exclusão e equivale a “apenas”.
II. A palavra “só”, no primeiro parágrafo, é um adjetivo que qualifica o substantivo que o antecede.
III. O termo “Dominados”, no primeiro parágrafo, indica noção temporal em relação ao restante do período.
IV. As duas ocorrências envolvendo a palavra “latim”, no primeiro parágrafo, apontam para uma mesma classe de palavra, porém duas funções sintáticas diferentes.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Para resolver essa questão, é preciso analisar cada afirmativa em relação ao texto:
Portanto, a alternativa correta é a 'C', que afirma que somente as afirmativas III e IV são corretas.
Reveja o significado e uso dos advérbios e adjetivos no contexto das frases para entender a função de 'só'.
Considere o que 'também' adiciona ao sentido da frase, em vez de excluir.
Analise o papel das palavras no contexto da frase para compreender suas funções sintáticas.
Confundir 'também' com um indicativo de exclusão e não entender a função de 'só' no contexto.
Ignorar o contexto e as funções gramaticais das palavras.
Subestimar a importância do contexto na determinação da função sintática das palavras.
Mesclar corretamente e incorretamente interpretadas funções gramaticais.
Desconsiderar o significado das palavras em seus contextos específicos.
Na análise de questões de interpretação de texto e gramática, é importante entender o contexto das palavras e suas funções gramaticais: