Leia o texto a seguir e responda à questão.
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto.
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
Diante dela e todo a contemplá-la está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta.
Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu.
De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida.
(ALENCAR, J. Iracema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965. p.50-52.)
Em relação à obra Iracema, considere as afirmativas a seguir.
I. A obra de José de Alencar faz parte do acervo de obras escritas no romantismo e traz o índio como herói nacional como forma de engrandecer o país em um contexto de luta por sua independência política.
II. Iracema representa o romance regionalista do século XIX e traz como pano de fundo as terras nordestinas recém-descobertas pelos portugueses e suas transformações a partir da vinda desses estrangeiros.
III. O livro Iracema foi escrito no início do século XX, mais precisamente na primeira geração modernista, e está relacionado à busca por uma literatura nacionalista, defendida principalmente por Oswald de Andrade em seu manifesto antropofágico.
IV. Trata-se de um amor proibido entre uma índia e um português e as lutas travadas entre tribos rivais dentro de um mesmo território. O fruto desse amor representa a origem do Ceará e do povo daquela região.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.