Leia o texto a seguir
DESENVOLVIMENTO HUMANO E IDH
O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas, para que tenham capacidades e oportunidades e sejam aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.
Disponível em: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html. Acesso em: 14 ago. 2018.
Com base no texto, é correto afirmar que
o IDH não revela as desigualdades de renda, indicador que destaca o Brasil como um dos mais desiguais do mundo.
o IDH se pauta em uma medida sintética de renda, educação e saúde e classifica os países nas seguintes categorias: desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
na construção do IDH os dados de violência são fundamentais para se compreender as diferenças entre os países, principalmente aqueles envolvidos em conflitos.
o IDH revela que o Brasil possui alto desenvolvimento humano, tal como outros países da América do Sul como Equador, Uruguai e Venezuela.
o IDH foi criado para contrapor a ideia de desenvolvimento calculada apenas pelo PIB per capita e não considera os fatores econômicos.