Leia o texto a seguir.
Como e quando surgiu a Serra do Mar
A origem da Serra do Mar está relacionada à separação continental entre a América do Sul e África iniciada há 150 milhões de anos, com o surgimento do Oceano Atlântico. No processo de separação continental, ocorreu um amplo soerguimento em toda a borda leste do continente sul americano no sudeste do Brasil. Esse soerguimento ocasionou levantamentos e rebaixamentos de grandes blocos por falhas geológicas. A Serra do Mar corresponde a uma dessas áreas elevadas, por ocasião da elevação do bloco ocidental e rebaixamento do bloco oriental da Falha de Santos.
Isso aconteceu aproximadamente há 65 milhões de anos e naquela época a Escarpa de Falha da Serra do Mar situava-se a dezenas de quilômetros a leste da linha de costa atual. De lá para cá, essas escarpas ficaram sujeitas à ação da erosão, recuando até a posição atual. Os sedimentos oriundos dessa erosão foram depositados em área oceânica, formando as bacias marginais (Bacias de Campos e Santos), de onde hoje se extrai o petróleo.
Fonte: Adaptado de MINERAIS DO PARANÁ S/A - MINEROPAR. Serra do Mar. Disponível em <http://www.mineropar.pr.gov.br/arquivos/File/Paineis_geologicos/SerradoMar2_portugues.pdf>. Acesso em: junho de 2017.
Os parágrafos podem ser explicados, respectivamente, pelo predomínio
de processos endógenos divergentes, forças exógenas e tectonismo.
dos movimentos tectônicos divergentes, metamorfismo e atuação de forças internas modeladoras.
de movimentos tectônicos, forças endógenas e atuação dos agentes exógenos.
de processos orogenéticos, processo exogenético e divergência entre placas.
da modelagem exógena, vulcanismo e atividades erosivas.