Leia o texto a seguir:
Cientistas encontram primeiro coração fossilizado, e ele é brasileiro
(...) O primeiro coração fóssil foi encontrado em rochas da bacia do Araripe, sítio geológico localizado no Ceará. A descoberta já teve impactos em áreas da biologia e da medicina, para o entendimento da evolução na anatomia do coração e perspectivas para a cura de doenças cardíacas em humanos (imagem a seguir montada a partir de tomografias dos fósseis).
Completamente preservado, o coração pré-histórico é do peixe Rhacolepis buccalis, que existiu entre 113 e 119 milhões de anos atrás. Essa espécie de peixe, que media cerca de 15 centímetros, foi extinta há muito tempo. Após dez anos de investigações, a descoberta foi publicada na revista científica britânica eLife deste mês.(...)
Os corações descobertos (em um total de 63 fósseis) possuem cinco válvulas, em vez de apenas uma, como a dos peixes atuais. "Isso explica um mistério de 100 anos, que é o das válvulas da saída do coração", afirma o biólogo Xavier-Neto, que estuda como o coração evoluiu ao longo dos tempos. Já era conhecido pela ciência que corações de animais primitivos possuíam dezenas de válvulas. O órgão fossilizado apresenta uma morfologia intermediária entre peixes primitivos e atuais.
Sobre o texto, são feitas as afirmativas:
I. O coração do peixe atual apresenta uma cavidade.
II. O texto evidencia a evolução das espécies por redução de estrutura.
III. No coração humano existem quatro válvulas, enquanto que no peixe fóssil existem cinco.
IV. Todos os vertebrados atuais têm o mesmo número de cavidades.
Das afirmativas, são CORRETAS:
Apenas II e III.
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas I e III.
I, II, III e IV.