UPE 2018

Leia o texto a seguir:

Café é feito com fezes do Jacu, ave semelhante à galinha.

O jacu (Penelope sp.) é o principal responsável pela produção do jacu bird coffee (café do jacu), considerado um dos melhores cafés do Brasil. As aves eram um problema para a Fazenda Camocim, pois invadiam a plantação para se alimentarem dos melhores frutos do cafezal. Assim, os proprietários pediram autorização ao governo para controlar a população dos animais. Foi então que os fazendeiros ouviram a história do kopi luwak, o café mais caro do mundo, produzido na Indonésia a partir dos grãos colhidos das fezes da civeta (Paradoxurus hermaphroditus). O segredo está na “etapa especial” de fermentação das sementes, que acontece dentro do sistema digestório do animal. Esse processo transforma as propriedades do café e lhe confere um sabor único. Mas é preciso coletar as fezes do bichinho e lavar os grãos antes de torrá-los.

Disponível em: curiosidadeanimalbrasil.wordpress.com/2012/04/13/cafe-feito-com-fezes-dojacu/comment-page-1/ (Adaptado)

Sobre o conteúdo do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. No jacu e na civeta, os nutrientes são extraídos da polpa do café, e as sementes, que não são digeridas, chegam à cloaca e podem ser eliminadas para outros locais do ambiente, favorecendo a dispersão das sementes.

II. Os grãos do café são conduzidos ao longo do tubo digestório desses animais mediante movimentos peristálticos. A “etapa especial” a que se refere o texto é realizada por bactérias anaeróbias, que podem estar presentes no intestino.

III. As sementes encontradas nas fezes desses animais devem ser lavadas antes de torradas, porque podem conter ovos de parasitas intestinais e, consequentemente, transmitir parasitoses comuns aos humanos, como a ancilostomose, a toxoplasmose, a teníase e a hepatite B.

IV. Os jacus se alimentam dos melhores frutos do cafezal que são frutos compostos, suculentos. No entanto, eles precisam passar pelo estômago mecânico e químico para serem triturados, facilitando a ação das enzimas no processo de digestão.

V. Na civeta, o processo de digestão do fruto começa na boca, quando o alimento é mastigado e misturado à saliva, antes de ser deglutido.

Estão CORRETAS apenas

a

I, II e III.

b

I, III e V. 

c

IV e V. 

d

II e IV. 

e

II e V. 

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar