Leia o texto a seguir:
“As bases técnicas que permitem que a globalização intensifique os aspectos negativos do capitalismo internacional podem também ser usadas para promover uma globalização mais humana. O desenvolvimento tecnológico não leva necessariamente a efeitos perversos, evidenciados por desigualdades e violações dos direitos humanos. Tais consequências decorrem da forma como esses meios são empregados pela sociedade. Eles poderiam, portanto, ser utilizados para promover os ideais modernos de liberdade, igualdade e fraternidade no plano internacional.”
(Fonte: LOUREIRO, B; et al. Sociologia em movimento. 2 ed. São Paulo Moderna,
2016).
De acordo com o texto, há evidências no mundo globalizado que possibilitam reconhecer os potenciais democráticos e libertários que um uso alternativo da capacidade tecnológica e cultural da humanidade permitiria, entre as quais é correto afirmar que a
mistura crescente de povos, culturas e costumes promove a mistura de filosofias e pensamentos, que lentamente acaba com a exclusividade cultural.
aglomeração de pessoas em áreas maiores minimiza a troca de ideias e ações novas, excluindo a possibilidade de haver sociodiversidade.
apropriação dos meios de cultura de massa ocorre para a impressão de valores econômicos, de forma que o espaço seja ocupado somente pela lógica do mercado.
possibilidade de agregar valor à produção se dá com a utilização da mão de obra barata e com potencial diferenciado.