Leia o texto a seguir.
As ações afirmativas são políticas de correção de desigualdades e de efetivação de direitos. É uma tentativa de garantir a todos os segmentos excluídos uma participação e o usufruto dos bens, riquezas e oportunidades, o direito à cidadania, à cultura, à educação, ao trabalho digno e à participação das políticas públicas de caráter social.
(Disponível em: http://www.infoescola.com/sociologia/acoes-afirmativas. Acesso em: 19 abr. 2014.)
Com base nos conhecimentos sobre o debate teórico e político a respeito das ações afirmativas, assinale a alternativa correta.
As ações afirmativas atuam especificamente no campo cultural, promovendo políticas de valorização das diversidades culturais e de reconhecimento das singularidades dos grupos identitários.
As ações afirmativas dizem respeito especificamente às ações estatais, como, por exemplo, a prioridade a determinados grupos sociais no atendimento prestado pelos serviços públicos.
As ações afirmativas se diferenciam das políticas puramente antidiscriminatórias, sendo uma ferramenta tanto de prevenção à discriminação quanto de reparação de seus efeitos.
Entende-se por ações afirmativas as políticas universalistas, com o objetivo de promover a uniformidade social entre os diferentes grupos etnorraciais, de gênero e religiosos, entre outros.
O Programa Bolsa Família, sendo uma política de combate à pobreza e de promoção da inclusão social, é um exemplo paradigmático de ação afirmativa para a efetivação de direitos dos segmentos excluídos.