PUC-PR Inverno Demais Cursos 2016

Leia o texto a seguir :

 

A violência é uma doença contagiosa

 

Ao longo da história, nós humanos demoramos muito para entender as epidemias. Não porque não investía-mos ou não nos preocupávamos. O problema é que fazíamos o diagnóstico errado. O mesmo acontece hoje com a violência. Se não conseguimos entender suas motivações, não entenderemos suas causas. Depois de uma década combatendo epidemias na África, percebi que os mapas de densidade populacional que ajudam a explicar a disseminação delas no continente eram muito parecidos com os mapas que mediam casos violentos em Nova York e Detroit. Notei então que a violência é uma doença contagio-sa, assim como a malária, a cólera e a tuberculose. Ela se espalha por meio de brigas de rua, estupros, assassinatos e suicídios. Um tipo de violência provoca outro. É como um ciclo. Se quisermos revertê-lo, temos de atacar o germe antes que se espalhe e se torne uma infecção — e contamine outras pessoas. Em 2000, demos início a um projeto-piloto de contenção da violência em Chicago, no distrito de West Garfi-eld, na época um dos mais violentos dos Estados Unidos. Contratamos interruptores de violência para atuar igual a agentes de saúde diante de casos iniciais de gripe aviária. Eles faziam visitas diárias a líderes de gan-gues e grupos violentos, além de seus amigos e familiares, e davam conselhos úteis como orienta-ções para empregos. Em um ano, West Garfield viu o número anual de tiroteios cair 67%. Com a expansão da iniciativa para toda a Chicago, o número de assassinatos caiu de 628, em 2000, para 435 em 2010. O sucesso levou nosso pro-grama a ser expandido para outras 15 cidades americanas e outros sete países, incluindo o Iraque.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI345728-17774,00-A+VIOLENCIA+E+UMA+DOENCA+CONTAGIOSA.html>. Acesso em: 3 mar. 2016.


Leia as afirmações a seguir e marque verdadeiro ou falso, de acordo com o texto.


( ) O problema com epidemias e violência são os diagnósticos errados.

( ) Ninguém se preocupa com ou investe em epidemias e violência.

( ) Violência, malária, cólera e tuberculose são doenças contagiosas.

( ) O projeto-piloto em Chicago diminuiu significativamente a violência na cidade.

 

( ) O programa contra a violência é popular nos Estados Unidos inteiro.

 

A sequência correta das afirmações é:

a

F – F – F – V – V

b

V – F – V – V – F

c

V – V – F – F – F

d

F – F – V – V – V

e

V – V – F – V – F

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar