Leia o texto a seguir.
A obra O Queijo e os Vermes, de Carlo Ginzburg, é um clássico da história das ideias. No livro, o autor resgata a trajetória de Menocchio, um moleiro da região do Friuli (nordeste da Itália) processado pela Inquisição no século XVI.
Leia o trecho da obra reproduzido abaixo e assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto, com base no contexto histórico abordado.
Ao folhear um dos volumes manuscritos dos julgamentos, deparei-me com uma sentença extremamente longa. Uma das acusações feitas a um réu era a de que ele sustentava que o mundo tinha sua origem na putrefação. […] Em 1970 resolvi tentar entender o que aquela declaração poderia ter significado para a pessoa que a formulara. […] Foi possível rastrear o complicado relacionamento de Menocchio com a cultura escrita, os livros que leu e o modo com o os leu. […] Em consequência uma investigação que, no início, girava em torno de um indivíduo […] acabou desembocando numa hipótese geral sobre a cultura popular – e, mais precisamente, sobre a cultura camponesa – da Europa pré-industrial, numa era marcada pela _________________________ e a ________________________.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 12
descoberta da pólvora; libertação de Jerusalém.
queda de Roma; Primeira Cruzada.
difusão da imprensa; Reforma protestante.
Guerra Franco-Prussiana; invenção do telégrafo.
industrialização; servidão.