Leia o texto a seguir.
“A mensagem de Maomé era simples, ele não ensinava aos árabes nenhuma doutrina nova a respeito de Deus: a maioria dos coraixitas já estava convencida de que Alá criara o mundo e julgaria a humanidade nos últimos dias, assim como judeus e cristãos achavam. Maomé não achava que estava fundando uma religião nova, mas estava apenas levando a velha fé no Deus único para os árabes, que nunca tiveram um profeta."
ARMSTRONG, Karen. O Islã. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 42-43.
De acordo com seus conhecimentos sobre o surgimento do Islã no século VII na Península Arábica, assinale a alternativa CORRETA.
O islamismo nasceu na Península Arábica e, em menos de um século, conquistou o Oriente Médio, o norte da África e o sul da Europa.
O islamismo substitui gradativamente na península arábica a antiga religião monoteísta dos coraixitas, na qual apenas um deus era cultuado.
No século VII, as principais religiões da população europeia eram o cristianismo e o judaísmo, ambas as religiões haviam sido difundidas por vários profetas.
Maomé não encontrou resistência nas cidades árabes ao difundir sua mensagem, os coraixitas aderiram à religião muçulmana sem questionamentos.
Apesar de ter se espalhado rapidamente no começo, o Islã perdeu força ao longo dos séculos, sendo ainda hoje uma religião minoritária em boa parte do mundo.