Leia o texto a seguir.
À medida que o diafragma relaxa, sua cúpula se move para cima em virtude de sua elasticidade. Conforme os músculos intercostais externos relaxam, as costelas são abaixadas. Esses movimentos diminuem o diâmetro vertical, anteroposterior e lateral da cavidade torácica, o que diminui o volume pulmonar. Por sua vez, a pressão alveolar aumenta para aproximadamente 762 mmHg.
GOLDMAN, Lee; AUSIELLO, Dennis. Cecil, tratado de medicina interna. 22. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 646.
Em condições normais, o processo subsequente à situação relatada será a
inalação; em respiração tranquila e normal ou durante o exercício ou a ventilação forçada, ocorre uma contração muscular; assim, O processo será de inalação e será ativo.
inalação; para que ocorra a inalação, os pulmões precisam se expandir, o que aumenta o volume do pulmão e, portanto, reduz a pressão nos pulmões para um nível abaixo da pressão atmosférica.
exalação; qualquer condição que diminua ou obstrua as vias respiratórias aumenta a resistência, de forma que mais pressão é necessária para manter o mesmo fluxo de ar entrando; é a marca registrada, por exemplo, da asma.
exalação; o ar, nesse caso, flui da área de maior pressão, nos alvéolos, para a área de menor pressão, na atmosfera; diferentemente da inalação, a exalação é um processo passivo.