Leia o texto a seguir:
A ideia de metrópole nos remete a uma outra ideia, a de hierarquia... As metrópoles seriam as entidades mais altas na hierarquia, em virtude de deterem as melhores condições econômicas, sociais, culturais e políticas: daí sua posição de comando.
Fonte: adaptado de SANTOS, Milton. Revista Caramelo. São Paulo, 1994.
A ideia de hierarquia urbana no Brasil, no contexto referido pelo autor, é definida CORRETAMENTE como
a constituição de cidades de grande porte as quais cumprem a função de ampliar a rede de fluxos para outros países que se caracterizam, por desenvolverem funções hierárquicas hegemônicas em escala global.
a capacidade de dispersão de fluxos espaciais e a concentração da área de influência de cada cidade de médio porte em redes urbanas, distribuídas de acordo com a função socioeconômica desenvolvida.
relações hierárquicas diretas, desenvolvidas a partir de metrópoles nacionais para as cidades de pequeno porte, ligadas entre si por uma estrutura de transporte e comunicação, caracterizada por fluxos de capital internacional.
papéis ocupados pelos centros sub-regionais na organização econômica das áreas de influência espacial, com formação de uma rede urbana que exerce controle central dos fluxos de transporte e comunicação nas cidades contíguas.
funções desenvolvidas pelas cidades na organização socioeconômica e espacial, correspondentes à capacidade de concentração de fluxos e à extensão da área de influência de cada cidade numa rede urbana.