Leia o texto a seguir.
A formação dos blocos econômicos de poder se constitui em estratégias político-econômica-institucionais de determinados países, no sentido de tentarem se fortalecer frente à lógica de (re)produção do capitalismo contemporâneo, em uma escala espaço-temporalmente desigual.
(AZEVEDO, F. F. A América Latina face à política de integração econômica regional no mundo subdesenvolvido. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-418/sn-418-62.htm. Acesso em: 10 abr. 2017.)
A partir do texto e reconhecendo o papel dos blocos econômicos no cenário econômico regional, considere as afirmativas a seguir.
I. Os países-membros de um mesmo bloco econômico apresentam nível de desenvolvimento e/ou força política e econômica semelhantes.
II. A formação de blocos econômicos contribui para a diminuição das fronteiras comerciais e para o fortalecimento da economia regional.
III. Os blocos objetivam desenvolver o potencial econômico dos países-membros, aumentando as relações econômicas e políticas dentro do próprio grupo.
IV. União Europeia, Nafta, Mercosul, Apec e Asean participam do cenário da economia global e da nova configuração dos blocos regionais de poder.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.