Leia o texto:
A predominância da arte realista/naturalista na segunda metade do século XIX é absolutamente um simples sintoma da vitória do ponto de vista científico e do pensamento tecnológico sobre o espírito do idealismo e tradicionalismo.
O Realismo/Naturalismo vai buscar quase todos os seus critérios de probabilidade no empirismo das ciências naturais. Baseia o seu conceito de verdade psicológica no princípio de causalidade; na ideia de que todo fenômeno natural tem o seu lugar numa cadeia de condições e motivos; sua utilização de pormenores características, no método da observação científica em que não se despreza nenhum incidente. (...)
As origens políticas do Realismo/Naturalismo explicam em particular, as suas características antirromânticas e morais: a recusa de fugir à realidade e a exigência de absoluta honestidade na descrição dos fatos; o procurar conservar uma atitude impessoal e impassível como garantias de objetividade e de solidariedade social.
Em relação ao texto e seus conhecimentos sobre o realismo e o naturalismo marque a alternativa correta.
Os autores realistas, assim como os naturalistas, buscavam a impossibilidade e se afastavam de questões sociais.
Os romances realistas são romances de tese experimentais e os naturalistas são de teses documentais.
Os autores do realismo-naturalismo, tem suas obras marcadas por grandes idealizações, pois seus autores seguiram totalmente os moldes realistas naturalistas europeus.
O estilo realista se aproxima muito do naturalismo, pois ambos os estilos apoiam a defesa de teses acerca da sociedade brasileira.
A biologia e a medicina influenciaram na criação de romances em que exploram a patologia e a análise biológica da personagem.