Texto para as questões de 35 a 40
A prática da Educação Física voltada para uma proposta inclusiva
(J. P. de Souza, 2006, adaptado).
As aulas de Educação Física trabalham com o movimento, com o contato com o outro, com a superação, com a alegria, com o faz-de-conta, com a expressão corporal, enfim, com diversos fatores que podem favorecer a inclusão, desde que as atividades sejam direcionadas para este fim. Se não forem bem direcionadas, podem levar à seleção dos mais habilidosos, dos mais ágeis, dos fisicamente adequados, portanto, produzindo um efeito totalmente contrário ao esperado: a seleção e a exclusão, que sempre estiveram presentes na história da Educação Física.
A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional que, além de atender a todos os alunos, sem exceção, nas salas de aula do ensino regular, deve, ainda, favorecer todos eles a obterem sucesso na corrente educativa geral. Isso significa que os professores devem estruturar as suas aulas pensando na diversidade, favorecendo a participação e o desenvolvimento de todos os alunos.
Para participar do processo de inclusão, o professor de Educação Física deve abandonar a ideia de homogeneidade e de exclusão dos menos aptos e aceitar as diferenças na aprendizagem, oferecendo uma ampla variedade de atividades (alternativas) aos alunos.
É possível organizar as atividades de Educação Física em estações, o que facilita a participação de todos os alunos de acordo com suas possibilidades. Vejamos um exemplo:
a) com uma única estação e uma única tarefa, pode-se, em um mesmo espaço, realizar apenas uma atividade com os educandos;
b) com uma única estação e múltiplas tarefas, pode-se, em um mesmo espaço, realizar atividades variadas;
c) com múltiplas estações e uma única tarefa, o espaço deve ser dividido em estações em que são desenvolvidas atividades iguais, porém com grau de complexidade adequada a cada grupo de alunos;
d) com múltiplas estações e múltiplas tarefas, o espaço deve ser dividido em estações em que são desenvolvidas atividades diferentes.
Esta forma de organização das aulas possibilita a participação e o desenvolvimento de todos os alunos, visto que respeita o ritmo de aprendizagem de cada um sem desmotivar os mais adiantados.
Alguns estudiosos indicam algumas estratégias que possibilitam a participação de todos os alunos, como: realizar adaptações em relação à organização das atividades, dos materiais, das regras e do ambiente para que todos possam participar da aula; estruturar alguns esquemas de apoio entre os próprios colegas de sala para a realização de atividades em grupo; combinar regras e utilizar jogos cooperativos entre os alunos; aceitar formas diferentes de execução de movimentos; promover o sucesso para desenvolver a autoestima; dar aos alunos a oportunidade de pensar, de decidir e de agir por seus próprios meios.
(A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO INCLUSIVO – ANÁLISE DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO. Campo Grande - MS. 2006. Fonte: https://bit.ly/2V1naJ7)
Leia o texto 'A prática da Educação Física voltada para uma proposta inclusiva' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Uma das ideias presentes no texto é a de que, para participar do processo de inclusão, o professor de Educação Física deve abandonar a ideia de homogeneidade e de exclusão dos menos aptos e aceitar as diferenças na aprendizagem, oferecendo uma ampla variedade de atividades (alternativas) aos alunos.
II. O texto procura deixar claro para o leitor que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional que, além de atender a todos os alunos, sem exceção, nas salas de aula do ensino regular, deve, ainda, favorecer todos eles a obterem sucesso na corrente educativa geral.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.