Prefeitura de Gravatá 2020

Texto para as questões de 35 a 40


A prática da Educação Física voltada para uma proposta inclusiva

(J. P. de Souza, 2006, adaptado).


As aulas de Educação Física trabalham com o movimento, com o contato com o outro, com a superação, com a alegria, com o faz-de-conta, com a expressão corporal, enfim, com diversos fatores que podem favorecer a inclusão, desde que as atividades sejam direcionadas para este fim. Se não forem bem direcionadas, podem levar à seleção dos mais habilidosos, dos mais ágeis, dos fisicamente adequados, portanto, produzindo um efeito totalmente contrário ao esperado: a seleção e a exclusão, que sempre estiveram presentes na história da Educação Física.

A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional que, além de atender a todos os alunos, sem exceção, nas salas de aula do ensino regular, deve, ainda, favorecer todos eles a obterem sucesso na corrente educativa geral. Isso significa que os professores devem estruturar as suas aulas pensando na diversidade, favorecendo a participação e o desenvolvimento de todos os alunos.

Para participar do processo de inclusão, o professor de Educação Física deve abandonar a ideia de homogeneidade e de exclusão dos menos aptos e aceitar as diferenças na aprendizagem, oferecendo uma ampla variedade de atividades (alternativas) aos alunos.

É possível organizar as atividades de Educação Física em estações, o que facilita a participação de todos os alunos de acordo com suas possibilidades. Vejamos um exemplo:

a) com uma única estação e uma única tarefa, pode-se, em um mesmo espaço, realizar apenas uma atividade com os educandos;

b) com uma única estação e múltiplas tarefas, pode-se, em um mesmo espaço, realizar atividades variadas;

c) com múltiplas estações e uma única tarefa, o espaço deve ser dividido em estações em que são desenvolvidas atividades iguais, porém com grau de complexidade adequada a cada grupo de alunos;

d) com múltiplas estações e múltiplas tarefas, o espaço deve ser dividido em estações em que são desenvolvidas atividades diferentes.

Esta forma de organização das aulas possibilita a participação e o desenvolvimento de todos os alunos, visto que respeita o ritmo de aprendizagem de cada um sem desmotivar os mais adiantados.

Alguns estudiosos indicam algumas estratégias que possibilitam a participação de todos os alunos, como: realizar adaptações em relação à organização das atividades, dos materiais, das regras e do ambiente para que todos possam participar da aula; estruturar alguns esquemas de apoio entre os próprios colegas de sala para a realização de atividades em grupo; combinar regras e utilizar jogos cooperativos entre os alunos; aceitar formas diferentes de execução de movimentos; promover o sucesso para desenvolver a autoestima; dar aos alunos a oportunidade de pensar, de decidir e de agir por seus próprios meios.

(A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO INCLUSIVO – ANÁLISE DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO. Campo Grande - MS. 2006. Fonte: https://bit.ly/2V1naJ7)

Leia o texto 'A prática da Educação Física voltada para uma proposta inclusiva' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que, para participar do processo de inclusão, o professor de Educação Física deve abandonar a ideia de homogeneidade e de exclusão dos menos aptos e aceitar as diferenças na aprendizagem, oferecendo uma ampla variedade de atividades (alternativas) aos alunos.

II. O texto procura deixar claro para o leitor que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional que, além de atender a todos os alunos, sem exceção, nas salas de aula do ensino regular, deve, ainda, favorecer todos eles a obterem sucesso na corrente educativa geral.

Marque a alternativa CORRETA:

a

As duas afirmativas são verdadeiras.

b

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

c

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

d

As duas afirmativas são falsas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar