Leia o texto:
A França do século XVIII era caracterizada como um país absolutista onde o rei governava com poderes absolutos. Controlava a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos seus súditos. A sociedade encontrava-se estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos.
Nainalva Reis
Observe a imagem:
A liberdade guiando o povo, 1830 - Eugène Delacroix
Relacionando o texto com a imagem encontramos argumentos que ajudam a compreender o quadro social da França, principalmente, às vésperas do ano de 1789. Considerando seus conhecimentos sobre o contexto da Revolução Francesa, o texto e a imagem apresentados, assinale a alternativa que melhor define o contexto social da França pré-revolucionária.
A aparente situação revolucionária foi caracterizada apenas por um movimento de burgueses insatisfeitos com a ordem vigente, porém aceitaria uma composição política com a monarquia para preservar seus privilégios.
Os jacobinos apenas propuseram mudanças pontuais na Constituição que estava em vigor, não aprofundando em direitos como liberdade de expressão.
A transformação social aconteceria até mesmo sem o processo revolucionário, pois as transformações mundiais apontavam que todos os países do mundo derrubaram suas monarquias ainda no século XVIII.
O Terceiro Estado reunia trabalhadores, camponeses e burguesia dentro de suas estratificações sociais, porém o grupo social de maior destaque foi a burguesia, que neste momento já se encontrava organizada tanto politicamente quanto socialmente.