Leia o seguinte trecho do poema “Navio negreiro”, de Castro Alves, publicado em 1869.
[...] Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas da amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo [...]
ALVES, Castro. Navio Negreiro. A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/navionegreiro.htm>. Acesso: 19 set. 2016. Adaptado.
Leia as afirmativas abaixo, em relação ao tema abordado pelo poema e o seu contexto histórico, e marque a alternativa CORRETA.
O trecho do poema faz referência à vinda dos negros de Serra Leoa para o Brasil, que aceitavam se tornar escravos para fugir de conflitos étnicos e para escapar da fome em seu país.
O trecho do poema mostra a transformação na vida dos negros, ao serem capturados e trazidos para o Brasil como escravos, em condições desumanas nos navios negreiros.
O fim do tráfico negreiro no Brasil só foi oficializado pela Lei Eusébio de Queiroz, devido à influência do poema de Castro Alves na sociedade brasileira.
O trecho do poema faz referência aos negros rebeldes, de mau comportamento, que eram levados, em navios mercantes, para os quilombos situados no norte do país, como forma de punição.
O poema de Castro Alves, apesar da importância literária, não chega a ser um documento importante para a História do Brasil porque ele toca muito brevemente o tema da escravidão.