Leia o seguinte trecho do livro O amor de Pedro por João , de Tabajara Ruas.
Caminhavam por Ahumada. Formavam-se grupos a discutir, havia ameaças de porrada, havia gargalhada e havia imperturbáveis vendedores ambulantes, continuando com seu comércio de empanadas e pastéis de choclo . Uma colegial chorava desconsoladamente, cercada de pessoas aflitas ou divertidas. Sua mãe estava no Palácio, era funcionária, seria morta com certeza. Gravemente mas com certa simpatia, o senhor de cabelos brancos informava à menina que, se sua mãe não era comunista, não precisava ter medo de nada, pues . A colegial chorava então com mais desespero.
Os armazéns começavam a descer as cortinas de metal. Algumas mulheres ainda imploravam que lhes vendessem provisões. Chegaram por fim à esquina da Alameda. Lá estavam os tanques: imóveis, ameaçadores. Brusco helicóptero impôs sua presença de inseto sobre a Praça de Armas, provocou pequeno e rijo vendaval, maravilhou as pessoas com sua leveza e mobilidade.
Assinale a alternativa que indica o momento histórico representado na cena e os personagens que dela participam.
A ocupação do Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, pelos militares no golpe contra João Goulart. Alemão e Marcelo assistem à cena.
A ocupação do Palácio La Moneda, em Santiago do Chile, pelos militares no golpe contra Salvador Allende. Alemão e Marcelo assistem à cena.
A ocupação do Palácio La Moneda, em Santiago do Chile, pelos militares no golpe contra Salvador Allende. Josias e João Guiné assistem à cena.
A ocupação do Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, pelos militares no golpe contra João Goulart. Josias e João Guiné assistem à cena.
A ocupação do Palácio La Moneda, em Santiago do Chile, pelos militares no golpe contra Salvador Allende. Degrazzia e Sepé assistem à cena.