Leia o seguinte poema de Paulo Leminski.
aço em flor
Quem nunca viu
que a flor, a faca e a fera
tanto fez como tanto faz,
e a forte flor que a faca faz
na fraca carne,
um pouco menos, um pouco mais,
quem nunca viu
a ternura que vai
no fio da lâmina samurai,
esse, nunca vai ser capaz.
(LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 198.)
A partir da análise desse poema é CORRETO afirmar que
em Caprichos e relaxos, onde saiu este poema, seu primeiro livro por uma grande editora, Leminski acerta as contas com seu passado concretista e parte em busca de uma poesia com uma dicção mais simples, para isso buscando inspiração na literatura e na filosofia orientais.
“Aço em flor” é testemunha não apenas de uma virada leminskiana rumo a uma estética próxima ao zen-budismo mas também de uma ruptura mais aguda com toda a herança modernista ocidental.
herdeiro originalmente das vanguardas dos anos 1950 e 1960, Leminski, no livro Distraídos venceremos, de 1987, onde foi publicado originalmente este poema, prossegue em seu afastamento da estética concretista, iniciado antes.
este poema é um típico exemplo do haicai japonês, que foi muito praticado por Leminski: concisão, economia de recursos e um viés reflexivo que vai beber nas fontes do zen-budismo japonês, de que o poeta foi adepto.
inserindo-se na tradição beat, que foi buscar influências no Oriente para renovar a poesia ocidental, Leminski é o principal exemplo dessa corrente na segunda geração do modernismo.
Para resolver a questão, devemos relacionar o poema “aço em flor” de Paulo Leminski com o contexto de sua obra e as características formais do texto.
1. Observação do enunciado: identifica-se que a obra em que o poema foi publicado originalmente é Distraídos venceremos, de 1987.
2. Conhecimento da trajetória leminskiana: Leminski inicia sua carreira próximo ao concretismo (década de 1960), mas já se afasta dessa estética antes de 1987, buscando um discurso mais coloquial e menos fragmentado.
3. Verificação das alternativas:
– A e B equivocam-se ao situar o poema em outras coletâneas ou ao afirmar ruptura radical com toda a tradição ocidental.
– D erra ao classificar o poema como um haicai japonês, pois sua métrica e extensão não obedecem ao 5-7-5 silábico nem ao corte típico do haikai.
– E incorretamente insere Leminski na tradição beat, o que não corresponde à sua trajetória literária.
– C está correta: “Aço em flor” foi publicado em Distraídos venceremos (1987), obra em que Leminski consolida o afastamento do concretismo.
Resposta: Letra C.
Conceitos essenciais: