UNIFAN Medicina 2017/1

Leia o seguinte poema de Cruz e Sousa para a Questão.

 

Siderações

 

Para as Estrelas de cristais gelados
As ânsias e os desejos vão subindo,
Galgando azuis e siderais noivados
De nuvens brancas a amplidão vestindo... 

 

Num cortejo de cânticos alados
Os arcanjos, as cítaras ferindo,
Passam, das vestes nos troféus prateados,
As asas de ouro finamente abrindo...

 

Dos etéreos turíbulos de neve
Claro incenso aromal, límpido e leve,
Ondas nevoentas de Visões levanta... 

 

E as ânsias e os desejos infinitos
Vão com os arcanjos formulando ritos
Da Eternidade que nos Astros canta...

CRUZ e SOUSA, João. Siderações. In: Broquéis. Poemas.L&PM Pocket: Porto Alegre, 2011. p.25.

A partir da apreciação e análise do poema Siderações e do projeto estético simbolista que o caracteriza, é certo que:

 

1. o título Siderações evidencia a característica terrena, corpórea e objetiva do domínio do homem sobre o espaço sideral.
2. do ponto de vista formal, sua estrutura e composição mais tradicional, exemplificada pelo soneto, estão em consonância com a designação também atribuída ao simbolismo: ‘decadentismo’.
3. as expressões “cristais gelados” e “nuvens brancas” ilustram o que a literatura concebe como “ideias obsessivas” nos textos literários e, no caso do simbolismo e deste poema, fazem menção à ideia reiterada de claridade, brancura, pureza e nebulosidade, conotando interrogações.
4. as palavras “Estrelas”, “Visões”, “Eternidade” e “Astros”, entre outras, grafadas com letras maiúsculas iniciais, no início, meio e fim do poema oferecem a lacuna a ser preenchida pelo leitor, que deflagra a compreensão do tema e características do poema: a aspiração humana pelo transcendente.
5. as expressões “de cristais gelados” e “vão vestindo...” colocam em relevo as sensações táteis.
6.“Num cortejo de cânticos alados/ Os arcanjos, as cítaras ferindo” traz em si a figura metonímia, em razão das sensações auditivas, táteis e olfativas.
7. os dois últimos versos da segunda estrofe denotam aspiração ao triunfo ascendente.
8. o último verso da segunda estrofe traz em si uma contradição entre material ou meio e finalidade para a qual se destina.
9. o poeta utilizou-se da inversão como recurso no início da segunda estrofe.
10. a expressão “As cítaras ferindo” caracteriza os fundamentos do gênero lírico: a presença da dor e do sofrimento como principais motivadores da composição poética.

 

A soma dos números correspondentes às sentenças acima incorretas, de conformidade com o texto é:

a

15.

b

17.

c

25.

d

27.

e

29.

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Resposta
B
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