Leia o seguinte fragmento de texto a respeito da Revolução Industrial.
"Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental."
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. 9.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p.60.
Assinale a proposição CORRETA quanto ao pioneirismo inglês salientado pelo fragmento de texto.
Na Inglaterra, apesar da terra ter se tornado passível de comercialização antes de outros países, a agricultura tardou a abandonar seu aspecto de subsistência.
Inovações na metalurgia e na mineração, cruciais para o pioneirismo da indústria inglesa, foram fruto de novas pesquisas desenvolvidas a partir da segunda metade do século XVIII, pois o país não possuía tradição nessas áreas.
O fato do interior da Inglaterra não ser mais feudal foi fundamental para a circulação interna de manufaturas - fator imprescindível em seu desenvolvimento industrial.
Ainda no início do processo de desenvolvimento industrial, a produção têxtil inglesa ultrapassou, em grau de importância, a agricultura, ocasionando rápida derrocada dos senhores feudais e fortalecimento da Revolução Industrial.
Mesmo com grande avanço técnico-científico, a Revolução Industrial quase não apresentou influência iluminista, uma vez que o Iluminismo se desenvolveu com força na França - inimiga histórica dos ingleses.