Leia o seguinte fragmento de I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
II
Em fundos vasos d'alvacenta argila
Ferve o cauim;
Enchem-se as copas, o prazer começa,
Reina o festim.
O prisioneiro, cuja morte anseiam,
Sentado está,
O prisioneiro, que outro sol no ocaso
Jamais verá!
A dura corda, que lhe enlaça o colo,
Mostra-lhe o fim
Da vida escura, que será mais breve
Do que o festim!
Contudo os olhos d'ignóbil pranto
Secos estão;
Mudos os lábios não descerram queixas
Do coração.
Mas um martírio, que encobrir não pode,
Em rugas faz
A mentirosa placidez do rosto
Na fronte audaz!
DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama. In: I-Juca Pirama seguido de Os Timbiras. Porto Alegre: L&PM Pocket, 1997. p. 13.
Durante o Romantismo, foram simultaneamente escritos poemas com características líricas e épicas. Nessa perspectiva, o fragmento de I-Juca Pirama constitui uma mistura de gêneros por
descrever o ambiente de sacrifício e as características físicas do prisioneiro.
contar o que se passa no coração dos Timbiras e no coração do prisioneiro.
apresentar a preparação do sacrifício do prisioneiro e o seu estado de espírito.
mostrar a vontade dos Timbiras em matar seu prisioneiro, descrevendo as suas condições físicas.
evitar descrever o estado de ânimo dos Timbiras e se abster de apresentar o do prisioneiro.
A questão requer a compreensão do fragmento de I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, e o reconhecimento das características líricas e épicas presentes no texto. O trecho descreve o ambiente de sacrifício e o estado de espírito do prisioneiro, elementos que constituem a mistura de gêneros literários. A resposta correta é a opção C, pois ela capta a essência da descrição do sacrifício e do conflito interno do prisioneiro, elementos típicos da mescla dos gêneros lírico e épico.
Observe que o poema explora tanto a ação (preparação do sacrifício) quanto os sentimentos do prisioneiro.
Identifique no poema elementos que caracterizam a narrativa épica e aqueles que expressam a subjetividade lírica.
Considere a mistura dos gêneros como um equilíbrio entre a descrição de eventos e a introspecção emocional.
Ignorar o aspecto lírico do texto, que é essencial para a identificação da mistura de gêneros.
Concentrar-se apenas na descrição das ações ou do ambiente, sem considerar a expressão dos sentimentos e emoções.
Interpretar incorretamente os elementos épicos, entendendo-os como meras descrições físicas sem a devida grandiosidade e contexto heroico.
No Romantismo, não é raro encontrar poemas que possuem características tanto líricas quanto épicas. A lírica está associada à expressão dos sentimentos e emoções do eu-lírico, enquanto a épica refere-se à narração de feitos heroicos e grandiosos, muitas vezes em um contexto de batalha ou aventura. I-Juca Pirama é uma obra que exemplifica essa mistura, ao combinar a exploração psicológica do prisioneiro (lírica) com a grandiosidade do cenário e dos eventos (épica).