Leia o seguinte fragmento de Dom Casmurro, de Machado de Assis, em que o agregado José Dias conversa com o protagonista, Bentinho.
Entramos no Passeio Público. Algumas caras velhas, outras doentes ou só vadias espalhavam-se melancolicamente no caminho que vai da porta ao terraço. Seguimos para o terraço. Andando, para me dar ânimo, falei do jardim:
— Há muito tempo que não venho aqui, talvez um ano.
— Perdoe-me, atalhou ele, não há três meses que esteve aqui com o nosso vizinho Pádua; não se lembra?
— É verdade, mas foi tão de passagem. . .
— Ele pediu a sua mãe que o deixasse trazer consigo, e ela, que é boa como a mãe de Deus, consentiu; mas ouçame, já que falamos nisto, não é bonito que você ande com o Pádua na rua.
— Mas eu andei algumas vezes...
— Quando era mais jovem; era criança, era natural, ele podia passar por criado. Mas você está ficando moço e ele vai tomando confiança. D. Glória, afinal, não pode gostar disso. A gente Pádua não é de todo má. Capitu, apesar daqueles olhos que o Diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada. Pois, apesar deles, poderia passar, se não fosse a vaidade e a adulação. Oh! a adulação! D. Fortunata merece estima, e ele não nego que seja honesto, tem um bom emprego, possui a casa em que mora, mas honestidade e estima não bastam, e as outras qualidades perdem muito de valor com as más companhias em que ele anda. Pádua tem uma tendência para gente reles. Em lhe cheirando a homem chulo é com ele. Não digo isto por ódio, nem porque ele fale mal de mim e se ria, como se riu, há dias, dos meus sapatos acalcanhados...
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. Porto Alegre: L&PM, 1998. P. 24.
Com base nesse trecho, e em vista do desenvolvimento da narrativa, é CORRETO afirmar que
é a partir desse momento que Bento Santiago começa a suspeitar da traição de Capitu.
José Dias adverte Bentinho não somente acerca do temperamento suspeito de Capitu como também sobre a diferença de condição social entre as duas famílias.
com esse diálogo prepara-se o momento decisivo do romance, aquele em que Bentinho revela para o agregado que não somente não quer ir para o seminário como também quer se casar com Capitu.
esse fragmento é revelador do caráter de José Dias, uma espécie de Iago, o personagem de Shakespeare, que fará de tudo para afastar Bentinho e Capitu.
a partir dessa conversa, José Dias, no restante do romance, tornar-se-á o principal confidente de Bentinho, e é com ele que este abrirá seu coração a respeito da paixão por Capitu.