Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.
A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latinoamericano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional.
CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.
O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.
Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.
Industrialização por substituição de importações, modelo econômico que se tornaria predominante na região até os anos 1980.
Dependência das exportações do setor primário, com a consequente ampliação das monoculturas nos países latinoamericanos.
Desindustrialização local decorrente do colapso do comércio internacional com os Estados Unidos, principais compradores dos manufaturados latino-americanos.
Adoção de políticas neoliberais, como privatizações de empresas públicas e cortes de gastos sociais, no período subsequente à Grande Depressão.
Transformação da América Latina na região mais industrializada do globo, a partir do colapso completo das indústrias europeias e norte-americanas, durante a década de 1930.