Leia o segmento abaixo.
A floresta precisa ter valor em pé. Este era o mantra da geógrafa política Bertha Becker, que faleceu no último dia 13, sábado, aos 83 anos, deixando um legado de quase meio século de estudos sobre a Amazônia. Para Bertha, era preciso pensar o desenvolvimento da floresta, não apenas sua preservação; dar motivos para aqueles que enriquecem, ou simplesmente tiram seu sustento da mata, quererem preservá-la.
Adaptado de: <http://oglobo.globo.com/amanha/ bertha-becker-deixa-legado-sobre-desenvolvimentoda- amazonia-em-pe-9140213#ixzz2fH7OcZhU>. Acesso em: 18 set. 2013.
Sobre o desenvolvimento econômico da Amazônia, assinale a alternativa correta.
O potencial dos cursos fluviais nunca foi aproveitado como recurso energético, devido ao relevo extremamente plano da região.
A inexistência de institutos de pesquisa na região comprometeu a exploração de seus recursos minerais.
As atividades econômicas desenvolveramse sem impactos significativos ao ambiente, uma vez que a floresta Amazônica ainda é bastante extensa, cobrindo pouco menos que a metade do território brasileiro.
A integração da Amazônia à economia nacional baseou-se nas atividades agrícolas e minerais que promoveram o desenvolvimento sustentável da região.
A Amazônia tem uma contribuição significativa nas atividades de extração e transformação mineral, porém essas atividades têm desterritorializado as populações tradicionais e degradado o ambiente.