Leia o poema para responder a QUESTÃO.
erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português
ANDRADE, Oswald. Obras Completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. p. 177.
Considerando as características estéticas próprias ao movimento literário do qual o poeta Oswald de Andrade foi importante representante, marque a opção CORRETA.
O poema apresenta sete versos regulares que reconstroem o encontro entre portugueses e indígenas, no início da colonização, de maneira saudosista, própria dos autores brasileiros da primeira geração romântica.
A hipérbole é o principal recurso poético utilizado para intensificar as diferenças culturais entre índios e portugueses, sendo estes últimos considerados mais civilizados, pois conseguiram vestir os índios.
Exemplo da liberdade formal e da coloquialidade instaurada na poesia pelos modernistas, o poema subverte, de maneira bem humorada, a relação de dominação a que os portugueses submeteram os índios.
No poema, é marcante o uso da prosopopéia, uma vez que a natureza é o agente responsável pelo fato dos índios se vestirem, destacando-se como fator de união entre índios e portugueses.
Neste poema de versos decassílabos, Oswald de Andrade faz uma paródia da Carta de Pero Vaz de Caminha, retratando o encontro entre portugueses e índios de forma crítica e irônica.