UNIFAN 2018/2

    Leia o poema de Hilda Hilst a seguir para responder a questão.  

 

 Se a tua vida se estender
Mais do que a minha
Lembra-te, meu ódio-amor,
Das cores que vivíamos
Quando o tempo do amor nos envolvia.
Do ouro. Do vermelho das carícias.
Das tintas de um ciúme antigo

 

Derramado
Sobre o meu corpo suspeito de conquistas.
Do castanho de luz do teu olhar
Sobre o dorso das aves. Daquelas árvores:
Estrias de um verde-cinza que tocávamos.

 

E folhas da cor das tempestades
contornando o espaço
De dor e afastamento.

 

Tempo turquesa e prata
Meu ódio-amor, senhor da minha vida.
Lembra-te de nós. Em azul. Na luz da caridade.

HILST, Hilda. III. Cantares de perda e predileção. In: Cantares. São Paulo: Globo, 2004. p. 35.

    Acerca do poema de Hilda Hilst e de sua produção poética, vinculada à contemporaneidade literária, analise as afirmativas seguintes e julgueas por meio dos sinais C para corretas e I para incorretas.

 

1. Os versos “Do ouro. Do vermelho das carícias.” E “Tempo turquesa e prata” expressam uma relação de complementariedade.

2. O eu-lírico manifesta-se, com relação ao seu interlocutor afetivo no poema, por meio contraditório, ambíguo, que é, ao mesmo tempo, de imposição e de subserviência, como nas expressões: “lembra-te” e “senhor da minha vida”.

3. No verso final há um equilíbrio, uma harmonia com relação ao desfecho ou término do par romântico, que é percebido pela sintonia entre cores e sentimentos.

4. A cor azul, por suas características: fria, calmante e tranquilizadora, presente no último verso da última estrofe, está em oposição às outras cores e sentimentos associados a elas no restante do poema, indicando que não há mais oscilação ódio amor, mesmo que tal oscilação seja provisória, por tratar-se do sentimento amor.

5. O tratamento dado à matéria poética – o amor, no poema em questão, remete ao mesmo tratamento dado ao tema por Luís de Camões, o que confere uma relação intertextual.

6. O poema ilustra a retomada da configuração formal rigorosa, preceito da literatura na contemporaneidade.

7. Por não se tratar de um poema metalinguístico, a discussão poética acerca da literatura se dá por meio de sua associação com o amor: com início, meio e fim.

8. No caso deste poema, por se tratar de prosa intimista, diz-se que remete à poética clariciana.

9. As várias cores no poema permitem que ele seja vinculado à poesia concretista. Pois tais cores colocam em relevo aspectos imagéticos e visuais.

10. Este poema pode ser enquadrado, segundo sua função literária, na literatura de cunho político, recorrente a partir da década de 60, já que as relações dentro do referido poema são de embate e oposição.

 

    A alternativa que corresponde à análise é:

a

I, C, I, I, I, C, C, C, I, C. 

b

I, C, C, C, C, I, I, I, I, I.

c

I, C, C, C, C, I, C, C, I, I.

d

C, C, C, I, I, C, C, I, I, C.

e

C, I, I, C, I, C, I, I, I, C.

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Resposta
B
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