UFRGS FIS LIT ESP 2014

Leia o poema abaixo, de João Cabral de Melo Neto.

 

O sertanejo falando

 

A fala a nível do sertanejo engana:

as palavras dele vêm, como rebuçadas

(palavras confeito, pílula), na glace

de uma entonação lisa, de adocicada.

Enquanto que sob ela, dura e endurece

o caroço de pedra, a amêndoa pétrea,

dessa árvore pedrenta (o sertanejo)

incapaz de não se expressar em pedra.

 

2

Daí por que o sertanejo fala pouco:

as palavras de pedra ulceram a boca

e no idioma pedra se fala doloroso;

o natural desse idioma fala à força.

Daí também por que ele fala devagar:

tem de pegar as palavras com cuidado,

confeitá-las na língua, rebuçá-las;

pois toma tempo todo esse trabalho.

 

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o poema.

 

( ) O eu-lírico do poema é o próprio sertanejo que reflete sobre sua forma de falar.

( ) A ideia dos quatro primeiros versos da primeira estrofe é retomada nos quatro últimos da segunda; neles é descrita a melodia aparentemente doce da fala do sertanejo.

( ) Os quatro últimos versos da primeira estrofe estão relacionados aos quatro primeiros da segunda; neles é descrita a essência rude do falar sertanejo.

( ) O sertanejo falando opõe-se aos demais poemas de A educação pela pedra; nele João Cabral de Melo Neto apresenta um rigor formal, uma preocupação com a estrutura do poema, ausente no restante do livro.

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a

V – V – V – F.

b

F – V – F – V.

c

V – F – V – V.

d

F – F – F – V.

e

F – V – V – F.

Ver resposta
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Resposta
E

Resolução

Esse poema de João Cabral de Melo Neto apresenta o sertanejo como figura cuja fala parece suave, mas traz em seu interior uma dureza “lapidada” pela aridez e dureza de seu mundo. As quatro afirmações estão relacionadas a como o eu-poético se constrói, como o discurso do sertanejo aparece no poema e à forma como o poema se insere na obra “A educação pela pedra”.

Dicas

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Observe quem descreve a fala sertaneja.
Compare os fragmentos relativos à suavidade e à dureza no poema.

Erros Comuns

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Confundir o eu-lírico com o próprio sertanejo.
Não relacionar trechos do poema para compreender a continuidade das ideias entre as estrofes.
Achar que o rigor formal é particular de apenas um poema em João Cabral de Melo Neto.
Revisão
• Eu-lírico (ou eu-poético): Voz que fala no poema, podendo ou não coincidir com a própria pessoa descrita.
• Relação entre estrofes: Observa-se muitas vezes a correlação entre os versos iniciais e finais para reforçar tópicos.
• Rigor formal em João Cabral de Melo Neto: Característica marcante de sua poesia, não limitada a um poema específico.
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