Leia o poema a seguir.
Poema de sete faces
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus,
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.
(ANDRADE, C. D. Antologia poética. 33.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.)
Sobre o poema, assinale a alternativa correta.
Inaugura a fase antirreligiosa e de engajamento político da obra de Drummond, o que fica claro com as referências irônicas a Deus.
A palavra “gauche” é uma corruptela de gaúcho, havendo, portanto, uma referência negativa aos poetas e à literatura do Sul do país.
Apresenta o tema do gauchismo, que consiste na abordagem da inadaptação e da incomunicabilidade do eu lírico frente ao mundo.
Nega o modelo modernista e, por isso, adere ao modelo clássico de criação poética, em especial no que diz respeito à pontuação.
Satiriza a presença do gauchismo nas letras brasileiras dos anos 30 e, portanto, nega a dimensão psicológica do eu lírico.
Para entender este poema de Drummond, é fundamental perceber o eu lírico em sua condição de inadaptado, alguém que se sente deslocado e observa o mundo com estranhamento. O uso da palavra “gauche”, em francês, remete a essa sensação de desajuste, e não a “gaucho”. Ao longo dos versos, o eu lírico expressa solidão, fragilidade e incomunicabilidade, características desta fase inicial da poética de Drummond.
A alternativa correta (C) captura justamente essa condição de inadequação e estranheza do eu lírico, que se sente deslocado perante o mundo. As outras opções abordam equívocos como associar “gauche” a “gaúcho”, defender uma crítica antirreligiosa ou sugerir que o poema é antagônico ao modernismo, o que não corresponde ao texto.
• Modernismo brasileiro: movimento literário que rompeu com as formas convencionais de escrita, estimulando a liberdade criativa e foco na subjetividade.
• "Gauche": palavras de origem francesa que significam “esquerdo” ou “desajeitado", simbolizando o sentido de inadequação do sujeito poético.
• Eu lírico desajustado: a incomunicabilidade e a solidão são marcas desse poema, típicas da primeira fase de Drummond.