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Leia o poema a seguir para responder à questão.

 

Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:


Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.


Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia”?
Mas aí, que andou Amor em ti prudente!


Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.

MATOS, Gregório de. Ardor em firme coração nascido. In: Poemas escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 218.

O poema é estruturado com base em

a

prosopopeias e apresenta versos brancos.

b

onomatopeias e apresenta versos livres.

c

antíteses e apresenta versos regulares.

d

catacreses e apresenta versos irregulares.

Ver resposta
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Resposta
C

Resolução

Durante o período barroco, era comum a exploração de contrastes marcantes, como fogo e água, ardor e frio, para evidenciar a dualidade dos sentimentos humanos. Neste poema de Gregório de Matos, a oposição entre “fogo” e “neve” encadeia uma série de antíteses. Além disso, o poema segue a forma tradicional de um soneto, com métrica e rima regulares, típica do Barroco. Assim, percebe-se que a estrutura se desenvolve pela força de antíteses – com oposições de sentido – e apresenta versos regulares (decassílabos ou similares), reforçando o caráter clássico da composição. A resposta correta, portanto, é a alternativa C.

Dicas

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Observe os pares de conceitos opostos que o texto apresenta.
Verifique a contagem de sílabas em cada verso para confirmar a regularidade métrica.

Erros Comuns

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Confundir a antítese com outras figuras de linguagem, como paradoxo ou prosopopeia.
Acreditar que os versos são livres somente porque há variação no ritmo, sem analisar a métrica regular.
Desconsiderar a estrutura formal do soneto no Barroco, que costuma ser feita em versos decassílabos.
Revisão
No Barroco brasileiro, especialmente na poesia de Gregório de Matos, destacam-se figuras de linguagem que expressam contraste, como a antítese e o paradoxo. A forma do poema costuma seguir estruturas clássicas, como o soneto. A antítese é a figura que consiste na aproximação de termos ou ideias opostas para obter efeito de contraste. Versos regulares, por sua vez, são aqueles que respeitam a métrica (número fixo de sílabas poéticas) e costumam apresentar esquema de rimas específicas.
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