UNITINS 2014

Leia o poema a seguir.

 

As sem-razões do amor

 

 

Eu te amo porque te amo,

Não precisas ser amante,

e nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo.

Amor é estado de graça

e com amor não se paga.

 

Amor é dado de graça,

é semeado no vento,

na cachoeira, no eclipse.

Amor foge a dicionários

e a regulamentos vários.

 

Eu te amo porque não amo

bastante ou demais a mim.

Porque amor não se troca,

não se conjuga nem se ama.

Porque amor é amor a nada,

feliz e forte em si mesmo.

 

Amor é primo da morte,

e da morte vencedor,

por mais que o matem (e matam)

a cada instante de amor.

(Carlos Drummond de Andrade)

Carlos Drummond de Andrade é considerado o mais influente poeta brasileiro do século XX. Como escritor modernista, segue a libertação proposta por Oswald de Andrade, com a instituição do verso livre. Se dividirmos o Modernismo em uma corrente mais lírica e subjetiva e em outra mais objetiva e concreta, Drummond faria parte da segunda, ao lado do próprio Oswald de Andrade. Levando em consideração o período literário do qual Drummond faz parte e a compreensão do poema, analise as assertivas a seguir.

 

I – Na primeira estrofe, o eu lírico diz que o amor não tem uma razão de acontecer, que não é preciso entendê-lo para amar, não é preciso ser correto para sentir. O poema mostra uma característica do autor, que é o fazer poético como uma reflexão.

II – A segunda estrofe expõe que, para se amar, não é preciso querer nada em troca, o amor vem do nada e surge como uma brisa suave, que nos envolve até que estejamos totalmente rendidos. Quanto ao aspecto formal, o Modernismo é marcado pelo soneto, com versos decassílabos, rima optativa e tradição da poesia épica.

III – Na terceira estrofe, o eu lírico não conceitua o amor, simplesmente diz que no amor não há porquês, não há razões, regras a serem seguidas, basta que ele complete a pessoa que ama e que é amada. Pode-se afirmar que é um poema lírico e religioso, marcado pelo conflito entre o pecado e o perdão.

IV – Na quarta estrofe, o poeta compara o amor com a morte, pois o amor contribui para nosso crescimento ou para nossa poda. O poema apresenta objetividade temática e culto à forma.

É correto o que se afirma apenas em

a

I.

b

I e II.

c

I e III.

d

I e IV.

e

II e III.

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Resposta
A
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