PUC-GO Medicina 2021/1

Leia o fragmento:

 

    Quando o mal-estar com o mundo atual surge na mesa de bar, pode contar: alguém vai sacar a palavra “líquido”. Mas o papo vai além do chope: em uma das maiores livrarias da Zona Sul do Rio, todos os clientes abordados pelo GLOBO disseram conhecer bem o termo. As interpretações variam, mas são sempre associadas a mudanças bruscas, vida acelerada, afetos passageiros... O tal cotidiano pós-moderno.

    — Tenho uma amiga que usa “líquido” direto. Para falar de rolos, emprego... Tudo é líquido — conta Victor Furtado, de 22 anos, atingido pelo “liquidez” na faculdade de Psicologia.

    [...]

    Amor líquido (BAUMAN, 2004), por exemplo, trata da afetividade de um tempo em que tudo é passageiro, conceito ideal para a era de aplicativos como o Tinder

(Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/ tudo-liquido-como-um-termo-filosofico-se-torna-parte- -do-vocabulario-das-pessoas-23438519. Acesso em: 24 jan. 2020.)

 

No Brasil, o termo liquidez chegou por meio das ideias do pensador polonês Zygmunt Bauman (1925- 2017). Ele trouxe algumas palavras-chave, tais como: “Modernidade líquida”, “Amor líquido”, “Vida líquida”... até “Mal líquido”.

 

A respeito dessa temática, analise as assertivas a seguir:

 

I - No que se refere ao “Amorlíquido”, Bauman propõe a diferenciação entre parentesco e afinidade. O primeiro seria o laço irredutível: o laço de sangue; já o segundo é eletivo e escolhido. Bauman afirma que as relações de parentesco como a de afinidade, por causa de suas definições, não adentram no universo de “Amor líquido”. Portanto, a ideia de “Amor líquido” só é possível nas relações virtuais.

II - O diferencial de Bauman são as metáforas com as quais o público facilmente se identifica. Por exemplo, ele propõe uma correlação entre a relação social e a chamada conexão. Em suas pesquisas, Bauman observa os sites de relacionamento e percebe que a facilidade de esquecer o outro, de se desconectar, é o que agrada ao usuário desses sites de encontros.

III - Segundo Bauman, a sociedade não está consciente da liquidez do mundo, por conseguinte é uma questão de “abrir os olhos”. A sociedade precisa entender as urgências do mundo, tais como: o aquecimento global, os recursos planetários incapazes de sustentar a filosofia e a prática de crescimento econômico e de consumo infinito. Portanto, é preciso romper com a modernidade (velhas ideias) e adentrar na pós-modernidade, enxergando as urgências do mundo.

IV - Bauman propõe uma crítica às relações, pois essas se desenvolvem com aquilo que já se tem, não com aquilo que as pessoas envolvidas estão a fim de ter. Nas relações atuais, o homem não se arrisca a amar sinceramente (entregar-se). O autor leva isso até para o campo político: é na falta do verdadeiro amor que a militância se perde. Não há amor pela causa, não há tentativa de manter um relacionamento com o programa de um coletivo, de um partido ou de um movimento.

 

Em relação às assertivas analisadas, assinale a única alternativa que apresenta todos os itens corretos:

a

I e II apenas.

b

I e III apenas.

c

II e IV apenas.

d

III e IV apenas.

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Resposta
C

Resolução

Nesta questão, analisam-se quatro assertivas a respeito dos conceitos de Zygmunt Bauman sobre a ideia de “modernidade líquida”, especialmente o chamado “Amor líquido” e suas implicações para as relações pessoais e sociais. A alternativa correta, de acordo com a avaliação das afirmações, é (C) II e IV apenas.

Para chegar a essa conclusão, vamos analisar cada afirmação:

  1. Assertiva I: Defende que o “Amor líquido” seria possível apenas em relações virtuais, pois as relações de parentesco ou afinidade não entrariam nesse universo. Bauman, entretanto, não restringe esse fenômeno exclusivamente ao meio virtual – a fluidez das relações pode ocorrer em qualquer meio. Por isso, essa ideia de que se limitaria ao mundo virtual não está de acordo com a concepção geral de Bauman. Logo, a I está incorreta.
  2. Assertiva II: Afirma que o diferencial das ideias de Bauman está nas metáforas de fácil identificação, relacionando conexões sociais à facilidade em se “desconectar” de alguém em redes de relacionamento. Isso reflete a crítica de Bauman à fragilidade e efemeridade dos laços humanos na modernidade líquida e corresponde ao que ele descreve em suas obras sobre relacionamentos online e a facilidade de “abandonar” o outro. Portanto, II está correta.
  3. Assertiva III: Diz que Bauman afirmaria que seria preciso “romper” com a modernidade e entrar na pós-modernidade, atentando a urgências como aquecimento global e limites de consumo. Embora Bauman faça críticas aos valores e práticas do mundo contemporâneo, ele não usa exatamente a ideia de “romper” com a modernidade para adentrar na “pós-modernidade” – seus termos são “modernidade sólida” e “modernidade líquida”. Ele não propõe essa divisão simples de ruptura, e sim uma transição contínua de fase. Além disso, a conscientização das urgências não está diretamente vinculada a uma solução de “rompimento e substituição” por “pós-modernidade”. Logo, essa interpretação é questionável, então a III não é fiel às concepções de Bauman.
  4. Assertiva IV: Indica que Bauman propõe uma crítica às relações baseadas somente em manter o que já se tem, sem arriscar o envolvimento sincero, levando esse raciocínio até o campo político. Isso condiz com a crítica do autor às relações frágeis: a falta de compromisso afetivo e político, a ausência de zelo pela causa, o “desapego” característico do mundo líquido. Assim, IV está correta.

Como resultado, apenas as assertivas II e IV se mostram de acordo com as ideias de Bauman sobre a liquidez das relações e da modernidade. Portanto, a alternativa que indica corretamente essas duas como verdadeiras é:

(C) II e IV apenas.

Dicas

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Lembre-se de que Bauman relaciona a modernidade líquida a todos os aspectos da vida, não somente ao virtual.
Analise se Bauman realmente defende uma transição da modernidade para a pós-modernidade ou se ele repensa o próprio conceito de modernidade.

Erros Comuns

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Assumir que o “Amor líquido” ocorre somente em ambientes virtuais, restringindo a amplitude do conceito.
Interpretar equivocadamente que Bauman defende uma ruptura clara entre modernidade e pós-modernidade, quando ele propõe a ideia de modernidade líquida como uma continuação transformada da modernidade sólida.
Revisão

Modernidade Líquida é um conceito de Zygmunt Bauman para descrever as relações e estruturas sociais na contemporaneidade, marcadas pela volatilidade e incerteza. Tudo se torna mais “fluido”: profissão, relacionamentos e compromissos, simbolizando a fragilidade dos laços.

No Amor Líquido, Bauman aponta para a fragilidade e brevidade das relações afetivas, além da falta de compromisso e da facilidade em “desconectar-se”.

Virtualidade e “desconexão” mencionadas pelo autor relacionam-se à substituição rápida de relacionamentos, mas ele não se limita ao universo virtual: a liquidez também está presente em relações presenciais.

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