UCS Vestibular de verão 2013

Leia o fragmento de um poema extraído da obra Plural da Ausência, de João Cláudio Arendt.

 

[...]

Onde a palavra

implosão da cinza

rumor de pedra

e incêndios inúteis?

 

Onde a vida

barco adernado

geografia de sombras

ponte suspensa

exílio no mármore?

(ARENDT, João Cláudio. Plural da ausência. Caxias do Sul: Biblioteca Pública Municipal, 2009. p.85.)

Com base no poema e na obra, considere as afirmativas abaixo.
 
I Nos versos, o eu lírico define palavra por meio de metáforas, que sugerem um sentido de descontentamento diante da expressão poética.
II A metáfora barco adernado, na segunda estrofe, sugere que o sujeito lírico sente como se tivesse perdido o rumo de sua vida.
III Em síntese, a cinza implode; o incêndio é inútil; o exílio é no mármore. É plausível afirmar que, na obra Plural da ausência, um sentimento ácido corrói a vida e a palavra, o tempo e o homem.
 
Das afirmativas acima,

a

apenas I está correta.

b

apenas II está correta.

c

apenas I e III estão corretas.

d

apenas II e III estão corretas.

e

I, II e III estão corretas.

Ver resposta
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Resposta
E

Resolução

Nesse trecho do poema, o estado de desconforto e desalento diante das palavras e da existência é retratado por meio de metáforas como “barco adernado”, “geografia de sombras” e “exílio no mármore”. Todas as três afirmativas (I, II e III) estão corretas, pois, além de as metáforas evidenciarem o descontentamento com a expressão poética, indicam a sensação de perda de rumo e revelam uma atmosfera de corrosão existencial na obra. O poema sugere a presença de um “sentimento ácido” que se alastra pelo homem e por tudo que o cerca, refletindo falta de esperança e intensidade dramática.

Dicas

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Observe as figuras de linguagem presentes nos versos.
Verifique o sentimento global que emerge do poema, relacionando cada proposição a esse estado emocional.

Erros Comuns

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Desconsiderar o efeito das metáforas e concluir que apenas uma ou duas proposições estariam corretas.
Ignorar o campo semântico da negatividade subjacente ao poema.
Tomar as metáforas como descrições puramente literais, sem captar sua subjetividade.
Revisão

Eu lírico: o "eu" que fala no poema, que expressa sentimentos e visões de mundo.

Metáfora: figura de linguagem na qual um termo substitui outro por semelhança de sentido, conferindo maior expressividade.

Sentimento poético: abordagem subjetiva do texto poético, permeada pelo imaginário do eu lírico.

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