Leia o fragmento de texto abaixo:
“Apenas na Inglaterra ocorreu uma ruptura decisiva no século XVII, a qual assegurou que daí por diante os governos haveriam de conferir grande peso às considerações de natureza comercial. As decisões tomadas durante esse século possibilitaram à Inglaterra tornar-se a primeira potência imperialista industrializada [...].”
(HILL, C. O eleito de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 14)
A partir da leitura e da análise do texto acima, pode-se afirmar que o século XVII foi considerado decisivo na história da Inglaterra, porque provocou:
Assinale a alternativa CORRETA:
A implantação da monarquia católica, que, abolindo os resquícios feudais, implantou um regime constitucionalista e, assim, promoveu o desenvolvimento do capitalismo inglês.
A Revolução Puritana, que, ao consolidar a nobreza fundiária na liderança da Inglaterra, passou a controlar o comércio internacional inglês.
A Revolução Inglesa, que proporcionou o triunfo da burguesia e do parlamento sobre a coroa britânica e, mais tarde, consolidou o princípio de que o rei reina, mas não governa.
Uma guerra civil, que pôs fim à ditadura puritana e garantiu a vitória do projeto liberal burguês, institucionalizando um regime constitucional republicano que permanece até hoje.
A restauração da monarquia puritana, que, aliada aos segmentos de comerciantes, pôs fim ao regime absolutista inglês e promoveu o desenvolvimento industrial.