Leia o fragmento de texto a seguir:
Um intenso terremoto abala o Nepal e provoca mais de 1.300 mortes
“Mais de 1.300 pessoas morreram, quase 2.000 estão feridas e um patrimônio cultural incalculável foi destroçado no terremoto de 7,9 graus na escala Richter que sacudiu o Nepal neste sábado, segundo as últimas estimativas oficiais, citadas pela agência Reuters. É a pior catástrofe natural sofrida pelo país desde 1934, quando outro terremoto deixou cerca de 8.500 mortos.
O tremor, que teve epicentro a 150 quilômetros a oeste de Katmandu, afetou também a Índia, onde foram registradas mais de 30 vítimas fatais, e o Tibete, onde as autoridades chinesas confirmaram a morte de pelo menos uma dezena de pessoas. (...).”
Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/25/internacional/1429950325-883537.html. Acesso em 20/06/2015
O Nepal está localizado em uma das regiões de maior atividade sísmica do mundo. Nesta porção da Ásia é comum a ocorrência de tremores porque:
Ocorre um movimento convergente entre as placas da Eurásia e da Índia, tornando a região vulnerável às ações sismológicas com maiores magnitudes.
Há um deslocamento tangencial entre as placas Nazca e Indiana, liberando enorme quantidade de energia no subsolo nepalês.
Sucede na região uma movimentação continental do tipo passiva ,ocorrendo um, deslocamento transformante entre as placas eurasiana e arábica.
A região está localizada em uma área de expansão do assoalho oceânico, que causa uma convergência construtiva ente placas tectônicas.
Sucede um processo de deformação compressiva da litosfera continental, causado pelo atrito entre as placas da Califórnia e da Índia.