UFMS PASSE Etapa 1 2017 2019

Leia o fragmento de texto a seguir:

 

Até pouco tempo atrás pensava-se que os primeiros habitantes da América foram os antepassados dos atuais índios e esquimós, e que, com certeza esses teriam origem mongólica. [...] Essa foi uma visão que circulou no Brasil na primeira metade do século XX. [...] Em seguida, houve a elaboração do Modelo Clóvis, segundo o qual, as datas mais antigas para a origem do homem na América não ultrapassariam os quatorze mil anos. Conforme este modelo, a cultura pré-histórica ou paleoíndia denominada Clóvis, não seria originalmente americana, mas sim proveniente de regiões siberianas, a partir de onde teria migrado pela Beríngia para a costa do Pacífico norteamericano e daí para o interior do sudeste dos EUA. [...]

Ordenar os dados empíricos em uma sequência cronológica coloca a discussão perante outra questão, isto é: as datas arqueológicas mais antigas obtidas até agora no âmbito do território brasileiro não evidenciam uma concordância com o que poderia ser uma dedução lógica. ... Segundo alguns pesquisadores, até o momento, as datações mais antigas da presença do homem no Brasil são procedentes de sítios localizados no Nordeste, mais precisamente no sul do Piauí. [...]

Quanto ao período de transição do Pleistoceno para o Holoceno, isto é, entre onze mil e nove mil anos atrás, o número de sítios com datações arqueológicas seguras apresenta uma tendência suavemente progressiva. Assim, a Arqueologia registra também em outras regiões do Brasil sítios arqueológicos que denotam que nessa época, provavelmente, todo o Brasil já era habitado por caçadores/pescadores/coletores generalizados.

Em Mato Grosso do Sul, porção setentrional da Bacia Platina, portanto, geograficamente estratégica para o levantamento de hipóteses sobre roteiros migratórios que levam ao povoamento do sul do Brasil e mesmo do continente sul-americano, existem datações seguras de mais de doze mil anos no sítio Casa de Pedra, um abrigo sob rochas com pinturas.

MARTINS, Gilson Rodolfo e KASHIMOTO, Emília Mariko. 12.000 Anos: Arqueologia do povoamento humano no Nordeste de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Life Editora, 2012. pág. 19, 23 e 28.

 

De acordo com seus conhecimentos sobre a Pré-História americana e brasileira e fundamentado no texto do enunciado da questão, assinale a alternativa correta.

a

A ocupação do território de Mato Grosso do Sul ocorreu anteriormente a ocupação em outras regiões do Brasil, inclusive do Nordeste brasileiro.

b

A presença humana no atual território de Mato Grosso do Sul ocorreu somente após as migrações no sentido norte-sul, resultantes do processo de povoamento chamado Teoria Clóvis. 

c

De acordo com as pesquisas mais recentes, a Teoria Clóvis é responsável pela ocupação do território americano, da Sibéria em direção ao sul do continente, e datada de aproximadamente cinquenta mil anos, conforme sítios localizados no Nordeste brasileiro. 

d

Os índios brasileiros são descentes diretos e exclusivos dos povoadores que chegaram ao continente cerca de 12.000 anos atrás, sendo que as demais hipóteses de povoamento anteriores do território americano não têm nenhum fundamento científico. 

e

As datações arqueológicas mais antigas obtidas em Mato Grosso do Sul são de cerca de 12.000 anos atrás, o que comprova que a ocupação do continente americano por grupamentos humanos é anterior à chamada Teoria Clóvis.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar