Leia o fragmento da canção abaixo:
Segue o Seco
A boiada seca
Na enxurrada seca
A trovoada seca
Na enxada seca
Segue o seco sem secar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que seco é o Ser Sol.
(...).
Disponível em: http://letras.mus.br/marisa-monte/47294. Acesso em 22 mar.2015 Segundo recente balanço da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado “Década da Água para a Vida”, passam sede hoje no mundo cerca de 748 milhões de pessoas, apesar de mais de dois bilhões terem conseguido acesso à água nos últimos 25 anos.
As ideias expostas nos versos da canção e no fragmento apontam para a preocupação com a escassez de recursos hídricos, tanto em escala nacional como global. Sobre o assunto, analise:
I - A desigualdade no acesso aos recursos hídricos, a poluição de rios e mananciais e a falta de preparo para a escassez são questões de ordem socioambiental a serem superadas na próxima década, segundo propósitos da ONU.
II - Hoje, em qualquer parte do mundo, tomar medidas para evitar a escassez tornou-se uma questão vital de planejamento, entre elas devem ser consideradas a ampla conscientização do uso racional dos recursos hídricos e também o aprofundamento dos investimentos na proteção de rios e mananciais.
III - No Brasil, a região Sudeste, por ser a mais industrializada e populosa do país sofre restrições hídricas, tendo em vista o amplo consumo urbano e agrícola, associado a deficiências de planejamento relacionadas à infraestrutura de captação, saneamento e de abastecimento de água, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo.
IV - As ideias contidas nos versos da canção expressam a questão das deficiências pluviométricas muito comuns no Sertão Nordestino e também na Amazônia brasileira, a exemplo das constantes secas na Bacia dos rios Orinoco e Solimões. Dos itens acima estão corretos:
Todos, exceto I.
Todos, exceto II e III.
Todos, exceto IV.
Todos, exceto III e IV.
Todos, exceto II e IV.