Leia o fragmento a seguir.
“será preciso que eu vos faça a honra que é vossa e, por assim dizer, alce os bichos brutos ao púlpito para ensinar-vos vossa natureza e condição. Os bichos — valha-me Deus! — se os homens não se fizerem de surdos, gritam-lhes: viva a liberdade!” (ÉTIENNE DE LA BOÉTIE. Discurso da Servidão Voluntária. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982, p. 18.)
Ao tratar da liberdade humana, La Boétie se utiliza de alguns exemplos retirados da vida animal para respaldar sua argumentação.
De acordo com o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Como os animais que lutam contra a captura, o homem é naturalmente livre, embora possa estar subjugado a algum tipo de tirania
A liberdade é uma qualidade que se apresenta apenas no homem, o que o diferencia dos animais, que de nenhum modo a possuem.
Embora de mais difícil constatação, os animais também possuem liberdade. A diferença é que no homem ela decorre da cultura desenvolvida socialmente.
Liberdade natural significa que, assim como os animais, o homem só é livre em seu estado natural originário, pois a liberdade é perdida em face do Estado.
Tanto os animais como o homem fazem escolhas entre as alternativas que possuem. Desse modo, a liberdade é natural, pois caracteriza tanto animais como homens.