Leia o excerto da obra Becos da Memória, de Conceição Evaristo, para responder a questão.
Escrever é a ferramenta utilizada para recompor o vasto painel de lembranças calçadas na “experiência da pobreza”, vivida por quem soube observar, com olhos atentos e condoídos, os becos de uma coletividade: bêbados, putas, malandros, muitas crianças vadias e mulheres sofridas. A menina de olhar atento retém as imagens que, mais tarde, já como mulher, irão compor o plano no qual as vidas subterrâneas emergem para expor a sua experiência. Os fatos recordados são acolhidos com a generosidade de quem pôde observar a vida de excluídos, mas com o cuidado de registrar os acontecimentos de um lugar que também preserva os sonhadores e os contadores de histórias.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória [livro eletrônico]. 3 ed. Rio de Janeiro, Pallas, 2018.
Sobre a noção de escrevivência, um conceito teórico-literário adotado por Conceição Evaristo, avalie as proposições.
I. Em Beco de Memórias, é possível observar a escrita da autora segundo o seu lugar de enunciação, que é, sobretudo, da experiência narrada, consolidando uma perspectiva feminina e afrodescendente em seu processo de elaboração escrita.
II. O conceito de escrevivência está associado à ideia de um projeto estético literário, consubstanciado pelo ponto de vista adotado em função das experiências pessoais da autora.
III. Conceição Evaristo articula uma autorrepresentação a qual, enquanto mulher negra, parte do seu contexto de vivências e experiências para denunciar a exclusão social enquanto partícipe do nosso passado histórico.
Marque a alternativa que apresenta informações verdadeiras:
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.