PUC-PR Inverno Demais Cursos 2018

Leia o excerto abaixo, retirado da reportagem de Gustavo Sumares para o site: www.olhardigital.com.br

MIT cria plantas luminosas que poderão substituir lâmpadas

Pesquisadores do MIT conseguiram criar uma tecnologia que pode um dia servir como alternativa eficiente e ambientalmente correta a postes de iluminação de rua. Um grupo do setor de engenharia química do instituto desenvolveu plantas bioluminescentes (que produzem luz), que podem substituir desde pequenas lâmpadas de leitura até postes de iluminação de ambientes externos. [...]

As partículas usadas para isso foram a luciferina, a luciferase e a coenzima-A. A luciferina é a molécula responsável pela bioluminescência de animais como os vagalumes, e a luciferase é a enzima que ativa essa molécula. A reação da luciferina com a luciferase também gera um produto que, ao longo do tempo, inibe a emissão de luz; por isso, os pesquisadores usaram também a coenzima-A para remover esse produto, impedindo que ele se acumule.

[...]

Resultados

Nos primeiros testes, os pesquisadores só conseguiram fazer as plantas brilharem por 45 minutos. Desde então, aumentaram esse tempo para três horas e meia. Eles acreditam, porém, que seja possível aumentar tanto a duração quanto a intensidade da iluminação otimizando a concentração e a taxa de liberação dos componentes. [...]

Disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/mit-cria-arvores-luminosas-que-poderao-substituir-lampadas/73003 Acesso em: 07/02/2018.

Sabendo que a potência gerada pela planta é de 0,5 microwatt, qual será a quantidade em gramas de luciferina consumida durante o período máximo conseguido pelos pesquisadores do MIT, admitindo que a luz emitida seja de coloração amarela e que a reação apresente rendimento de 100%.

Dado:

Dados:

E = hν

E = P∆t

h = constante de Planck = 6,626 x 10-34J.s

ν = frequência

P = potência

∆t = variação de tempo

1 Joule = 1 Watt x 1 Segundo

Comprimento de onda da coloração amarela 5,83 x 10-7m

Velocidade da luz no vácuo = 3 x 108 m/s

a

0,86 g. 

b

8,6 µg. 

c

8,6 mg. 

d

86 kg. 

e

86,4 g.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar