Leia o discurso a seguir.
Sr. Presidente, Srs. Constituintes: Na data de ontem comemora-se o 176.o. aniversário em que o Desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamou a autonomia da região do Tocantins. Tocantins passou a ser uma província um ano antes da Independência do Brasil. O fato foi comemorado com muita alegria nas povoações, vilas e cidades de todos os 60 municípios da área do futuro Estado do Tocantins. E esta alegria, Sr. Presidente, é decorrente da confiança que o povo nortense tem em ver respeitada a sua vontade política de emancipar-se com a decisão da Assembleia Nacional Constituinte.
DISCURSO DO DEPUTADO SIQUEIRA CAMPOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. In: Diário da Assembleia Nacional Constituinte, 17 de Setembro de 1987. p. 09. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/deputados/discursos-e-notastaquigraficas/discursos-em-destaque/criacao-de-estados/arquivoscriacao-estado-tocantins-periodo-constituinte/criacao-do-estado-detocantins-periodo-da-constituinte. Acesso em: 20 maio 2013. (Adaptado).
O discurso apresentado vincula a proposta de criação do estado do Tocantins, na segunda metade da década de 1980, à autonomia da região do Tocantins em 1821.
Ao fornecer continuidade e linearidade a acontecimentos que não possuem um vínculo direto, esse discurso
promove a memória popular, fornecendo visibilidade aos personagens lembrados pela população nortista.
cria uma tradição histórica, fortalecendo a sensação de que o novo estado emergira de uma luta secular.
complementa a história nacional, inserindo a história de Tocantins no interior da história do Brasil.
resgata o ideário independentista, associando a criação do estado de Tocantins à independência.