Leia o artigo a seguir, acerca de um movimento social recente nos Estados Unidos da América, para responder a esta questão:
“Uma marcha de manifestantes nos Estados Unidos provocou indignação em todo o mundo. Em agosto [de 2017], centenas de pessoas caminharam à noite, na cidade de Charlottesville, no estado da Virgínia. Elas levavam tochas nas mãos e gritavam palavras de ordem contra imigrantes, negros, homossexuais e judeus. [...] Mas como a pequena cidade de Charlottesville se tornou palco desse episódio violento? Este ano, a prefeitura da cidade decidiu retirar uma estátua do general Robert E. Lee (1807-1870) e remover outras homenagens a líderes confederados em locais públicos. Como protesto, grupos de direita decidiram se organizar em um grande ato”.
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/preconceito-a-supremacia-branca-e-o-racismo-nos-eua.htm?cmpid. Acesso em: 4 out. 2017.
O general Lee foi um grande herói para o exército sulista, que defendia a autonomia política dos Estados Confederados da América. Do outro lado, estavam as forças militares da União, que queriam impedir essa separação.
Sobre a Guerra de Secessão norte-americana e suas consequências, assinale a alternativa correta:
A abolição da escravidão, imposta pelo presidente Lincoln, foi a causa da rebelião dos estados do Sul, que logo alistaram os afrodescentes para combater aquela tirania.
A guerra entre os Confederados e a União surgiu de um motivo simples: a disputa pelo Alasca; mas, na verdade, esse motivo somente disfarçava as profundas diferenças sociais entre os dois grupos.
A segregação dos negros nos estados sulistas permaneceu forte depois do final da guerra, o que é ilustrado pela fundação da Ku Klux Klan.
Após a guerra, políticas de igualdade racial foram rapidamente implantadas, reparando-se os problemas criados pelos escravos, surgindo daí a ideologia do “sonho americano”.